Moradores de seis bairros da Zona Norte recebem pesquisa de mobilidade

26/06/2023 17:26

De onde você vem e para onde você vai, que modo de transporte usou, quanto tempo gastou no deslocamento e quantos deslocamentos fez são algumas das perguntas realizadas pelos pesquisadores que estão fazendo a Pesquisa de Mobilidade na Capital. Na última quinta-feira, 22, o consórcio contratado pela prefeitura para a realização da atividade começou um projeto piloto de entrevistas no bairro São João, na Zona Norte. Dos aproximadamente 200 domicílios visitados, foram respondidos 28 questionários.

“A empresa que está realizando a pesquisa nos informou que muitos dos domicílios visitados estavam vazios, seja porque não havia ninguém em casa ou porque não estavam habitados. Houve também quem se negasse a responder. Reforçamos a importância da população receber os pesquisadores e responder ao questionamento, pois as informações são muito importantes para a construção de políticas sólidas de mobilidade”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Domicílios nos bairros São João, São Geraldo, Floresta, Passo da Areia, Navegantes e Auxiliadora ainda receberão pesquisadores nesta terça-feira, 27, até o próximo sábado, 1º de julho, no horário das 8h às 20h. Eles se apresentam aos moradores utilizando coletes reflexivos amarelos com identificação própria e da pesquisa.

Os coletes contêm etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade e todos os pesquisadores possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada através do telefone 118 e também pelo contato do Consórcio (011) 3097-8112. Mais informações sobre as pesquisas estão disponíveis no site oficial da pesquisa: www.pesquisamobilidadepoa.com.br.

Etapas - As Pesquisas de Mobilidade serão feitas em duas etapas. O estudo será composto tanto por pesquisas realizadas nos domicílios como por pesquisas de rua, realizadas em entradas da cidade e em locais da cidade em que a pessoa passa de uma região para a outra. O último estudo foi realizado no ano de 2003. A pesquisa de mobilidade irá coletar informações para auxiliar na compreensão de como a população se desloca na Capital. O trabalho contempla o planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares.

 

 

Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes