Mais Transporte é apresentado em Fórum de Mobilidade Urbana

16/03/2023 11:29

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, participou nesta quarta-feira, 15, do Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, em Caxias do Sul. Ele falou sobre o programa Mais Transporte, lançado em abril de 2022 em Porto Alegre, que visa qualificar o atendimento do transporte público mediante o incremento da oferta e promover melhorias na infraestrutura que atende aos usuários do transporte coletivo.

“No ano passado tivemos uma retomada bastante significativa, ampliando a oferta com mais de 3,6 mil viagens. Houve também um incremento no número de passageiros, que passou de 13 para 14 milhões”, destaca o secretário. 

Outro tema abordado foi o Marco Regulatório do Transporte Público, que está em discussão no Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana, instituído pelo decreto 10.803, de 17 de setembro de 2021, e do qual o prefeito Sebastião Melo e o secretário Castro participam representando a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

O titular da pasta da Mobilidade apresentou os passos que foram feitos nessa construção e falou da consulta pública desenvolvida recentemente pelo Ministério das Cidades. A consulta recebeu 870 contribuições de cidadãos, empresas, instituições públicas, movimentos e organizações da sociedade civil. O marco regulatório define diretrizes para estados e municípios otimizarem a qualidade dos serviços ofertados. O projeto de lei reestrutura o modelo de prestação de serviço no território nacional, definindo diretrizes, princípios e objetivos do transporte coletivo no Brasil.

 

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes