Lomba do Pinheiro recebe novos abrigos de ônibus

21/08/2023 16:34
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Porto Alegre possui 330 novos abrigos de ônibus

Começou a segunda fase de instalação dos novos abrigos de ônibus em Porto Alegre. As estruturas passam a ser montadas em bairros mais afastados, como Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta. A primeira das três regiões a receber as paradas é a Lomba do Pinheiro.

Catorze equipamentos já foram instalados, com piso podotátil, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, proteção para vento e chuva e informações das linhas. Até fevereiro de 2024, serão 91 estruturas nos três bairros. 

“Esta é uma etapa importante do Mais Transporte, pois estamos levando mais conforto aos usuários do transporte em áreas que temos um grande fluxo de passageiros e que estão afastadas da área centralâ€, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A Eletromidia, concessionária responsável pela gestão e manutenção dos abrigos de ônibus, instalou 330 estruturas entre janeiro e julho deste ano, sendo 179 do tipo A (com quatro assentos) e 152 do tipo B (com três assentos disponíveis). Do total, 70 são abrigos sustentáveis, com placas fotovoltaicas para geração de energia, e 60 — dos 100 previstos — disponibilizam acesso gratuito ao wi-fi, com conexão 5G. 

O contrato prevê uma novidade: 185 abrigos contarão com painel de próxima chegada. Os painéis informativos começaram a ser instalados em modo de teste e ainda passarão por ajustes. Dos 39 previstos para esse ano, 12 estão em funcionamento e sendo monitorados pela concessionária. 

“É um serviço disponível nas maiores capitais mundiais e muito esperado pelos passageiros de ônibus de Porto Alegre. De fato, uma comodidade para organizar a rotina de quem depende do transporte público para realizar as tarefas diárias. Estamos felizes com a repercussão positivaâ€, conta Thiago Ribeiro, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia.

O trabalho é uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária. A instalação das estruturas não tem custo para o município. Mas, em contrapartida, para instalação e manutenção dos abrigos, foram colocados 247 painéis publicitários conhecidos como Mobiliário Urbano Para Informação (MUPI): 123 são painéis estáticos e 124 painéis digitais. Essa é a forma de remuneração do contrato para o parceiro privado.

De acordo com o regramento previsto no edital, os MUPIs podem ser instalados a uma distância de até 40 metros dos abrigos e essas instalações devem respeitar a NBR 9050 de acessibilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça