Cai número de reclamações das linhas operadas pela Carris

29/02/2024 17:01
Aline Rimolo / EPTC / PMPA
Mobilidade Urbana
Comissão da prefeitura fez vistoria na empresa

Um mês após a assinatura do contrato de desestatização da Carris, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) - responsáveis pela fiscalização do serviço do transporte público - registram redução de 33,6% no número de reclamações nas linhas operadas pela empresa. Os dados são da Central de Atendimento ao Cidadão.

Entre 24 de janeiro de 2024 e 23 de fevereiro de 2024, a Central de Atendimento ao Cidadão da EPTC recebeu 330 reclamações. No mesmo período do ano passado, foram registradas 497. As quedas mais acentuadas são percebidas em relação a queixas sobre ar-condicionado desligado ou inoperante, que caiu 61% - passando de 195 para 76 reclamações. A falha de cumprimento de tabela horária apresentou queda de 44%. Foram 57 reclamações registradas, enquanto no mesmo período de 2023 chegaram a 103.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, esteve nesta quinta-feira, 29, na garagem da Companhia Carris. Esta foi a primeira vistoria depois da assinatura do contrato de desestatização, ocorrida em 23 de janeiro. A visita faz parte do acompanhamento do início da operação privada, previsto por 90 dias após o acordo, feito por uma comissão de técnicos e gestores da prefeitura.

Além da infraestrutura, foi feita uma análise do primeiro mês da nova gestão da empresa. “Na análise dos dados do dia a dia já percebemos melhorias no atendimento, tanto no que diz respeito ao número de veículos com ar-condicionado funcionando, quanto no cumprimento de viagens, que nesta semana chegou a 98%. Nossas equipes têm dialogado com os técnicos da Carris e estamos fiscalizando para que haja qualidade no atendimento ao cidadão”, destaca o secretário.

Ar-condicionado - Outro ponto abordado durante a vistoria é ao ar-condicionado nos ônibus. De acordo com a empresa, o trabalho desenvolvido para a recuperação dos veículos com ar-condicionado aumentou de 70 para 143 o número de ônibus com o equipamento funcionando. A empresa adquiriu 62 novos ônibus, todos com ar-condicionado e acessibilidade. Destes, seis são veículos articulados.

Acompanharam o secretário na visita, o secretário-adjunto de Mobilidade, Matheus Ayres, e o gerente de fiscalização do transporte, Adailton Maia.

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes