Bairro São João recebe pesquisa de mobilidade nesta quinta-feira

22/06/2023 08:39

A prefeitura vai começar nesta quinta-feira, 22, a Pesquisa Origem e Destino Domiciliar, no bairro São João. A pesquisa será realizada até o dia 30, das 8h às 14h, e será um piloto para a pesquisa mais ampla que ocorrerá de julho a dezembro em todos os bairros da Capital.

“Esse trabalho é muito importante para o desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana. A partir dos dados que forem apresentados, conseguiremos entender a utilização dos modais e estruturar políticas efetivas para melhorar o transporte público”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Os pesquisadores vão utilizar coletes reflexivos com identificação própria e da pesquisa. A equipe vai aplicar a pesquisa nos domicílios que já estão determinados. Se durante a pesquisa o morador não se encontrar no domicílio, será substituído por um reserva, que já estará pré-estabelecido. As pesquisas de mobilidade serão feitas em duas etapas. O estudo será composto tanto pelas realizadas nos domicílios como as de pista, em entradas da cidade e em locais da cidade em que a pessoa passa de uma região para a outra.

Sobre as pesquisas de mobilidade - As Pesquisas Origem e Destino de Porto Alegre buscam caracterizar os deslocamentos da população. O último estudo foi realizado no ano de 2003. A pesquisa de mobilidade irá coletar informações para auxiliar na compreensão de como a população se desloca na Capital. O trabalho contempla o planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e estudos complementares.


 

 

Caroline Callai (estagiária)/Supervisão: Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes