Maior pista de skate da América Latina terá símbolos urbanos de Porto Alegre

02/07/2020 15:18
Confluência 2020/Divulgação
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Local será um atrativo para os praticantes de skate e também a visitantes da cidade ou de fora

O complexo skate park, que integra a obra de revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba, começa a tomar forma e a mudar a paisagem à beira do lago. O conjunto de pistas, com obras 20% já concluídas pela prefeitura, terá elementos simbólicos do cenário urbano da Capital, mais um atrativo do local, que deve se tornar um ponto turístico voltado à prática de esportes e abrigar grandes eventos relacionados ao skate. A execução está a cargo de uma equipe formada por 12 integrantes ligados ao esporte.

A novidade de elementos urbanos da cidade foi incluída em um dos formatos de pista que atende à modalidade street, no street plaza. Essa categoria abrange os praticantes das ruas.  “A partir dessa ideia, a empresa executora observou o que atrai os praticantes da Capital e trouxe para o projeto três equipamentos simbólicos: o corrimão da Câmara Municipal, a ponte ondulada da Praça Itália e os bancos do calçadão de Ipanema, na Zona Sul da cidade, com uma releitura desses espaços”, conta o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen. Também serão utilizados equipamentos como hidrantes e tampas de bueiro elevadas, além de elementos como âncora, atracadouro e correntes de ferro, em alusão à atividade portuária da cidade.

“Foram observadas as preferências de quem pratica o esporte, e estamos preparando o local, em conjunto com o olhar sensível da empresa Spot Skateparks, para atrair também o turismo e para que a população venha a redescobrir Porto Alegre e ver que ela mudou para melhor. Sem dúvida, a pista vai consolidar a Capital como referência no esporte e colocar Porto Alegre na rota de grandes eventos, inclusive internacionais, depois que este momento de pandemia já estiver superado” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Confluência 2020/Divulgação
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA
Ponte ondulada da Praça Itália é um dos elementos da cidade reproduzidos no projeto

A obra da pista tem consultoria, acompanhamento técnico e execução da Confluência, uma parceria entre a Spot e a Rio Ramp Design, duas organizações do ramo, formadas por skatistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Conforme o projeto executivo, a área real de obra abrange  6.268 metros quadrados (m²) e a pista receberá 940,20m³ de concreto 19,50 toneladas de aço. O investimento contratual é de R$ 2.452.181,29.

Andamento - No momento, ocorrem os serviços de instalação da serralheria no Flow Park e de execução da infraestrutura de fundações no Street. Em cerca de 30 dias, devem ser iniciadas também as pavimentações do conjunto Bowl/Flow Park/Snake Run.

O diretor de projetos da Spot Skateparks, Frederico Cheuiche, que também é skatista, todos os colaboradores da empresa têm conhecimento não apenas de skate, mas qualificação também em engenharia, marcenaria e serralheria. “A equipe é formada por profissionais oriundos do skate devido ao comprometimento e dedicação necessários durante a construção. Eles sabem da responsabilidade e da expectativa sobre o resultado de cada obra e possuem qualificação para atingirem o êxito”, destaca Cheuiche.

Ele nasceu no Rio de Janeiro, mas reside em Porto Alegre há 30 anos. Ressalta que, após 15 anos projetando e executando skate parks por todo o país, considera gratificante participar deste projeto. “Esse imenso espaço será não só um local destinado ao esporte, lazer e convivência, mas também um grande playground para crianças de 8 a 80 anos”, diz.

Trecho 3 - A revitalização está com cerca de 27% dos serviços prontos. O canteiro de obras,  a terraplenagem, a contenção em gabiões, as fundações (estacas), o enrocamento e o manejo vegetal estão 100% concluídos. Estão em fase final a rede de drenagem pluvial (93%) e o estacionamento (92%). Seguem em andamento a pista de skate (20%), blocos de fundações (50%), passeio e pavimentações (15%), quadras esportivas (6%), estruturas de concreto das edificações (13%) e rede elétrica e lógica (15%).

O trecho 3 está localizado em 15 hectares entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. A revitalização contará com ciclovia, arborização, iluminação em led, três bares, 27 quadras esportivas e estruturas de apoio para prática de esportes. Os recursos para a obra são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Saiba mais sobre o Skate Park

 

 

Isabel Lermen

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes