EPTC apresenta campanha Pedestre Idoso para instituições de saúde
Técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizaram apresentação do Projeto Pedestre Idoso para representantes do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa). No encontro, ficou encaminhada a possibilidade de uma campanha, de acordo com o Programa Vida no Trânsito, com o objetivo de reduzir os atropelamentos de idosos, para evitar o aumento de vítimas fatais e graves.
As ações envolvem a entrega de folders explicativos pelas instituições. Os conteúdos divulgam dicas e orientações de como o idoso deve se portar no trânsito e como os demais usuários devem cuidar das pessoas da terceira idade no dia a dia da circulação nas cidades. O projeto propõe, também, a realização de cursos para pessoas que trabalham com idosos. Em maio, o Sindihospa realizará capacitação para os seus associados e colaboradores.
Diva Yara Mello Leite, técnica da EPTC, integrante do Programa Vida no Trânsito, explica os objetivos desta parceria: “A participação de outros setores do poder público e dos diversos segmentos da sociedade são fundamentais para que o Programa Vida no Trânsito tenha bons resultados e, também, para um protagonismo cada vez maior dos idosos na missão por um trânsito mais seguro para todos”.
No último dia, 8, técnicos da EPTC e da SMS realizaram reunião com o superintendente do Hospital São Lucas da PUCRS, Sérgio Baldisserotto, junto com o médico Newton Luiz Terra do setor de gerontologia da PUCRS, para dar segmento às tratativas e modelagem no desenvolvimento de ações do Programa Pedestre Idoso naquela entidade.
Gilmar Martins