EPTC apresenta as ações da semana para o Maio Amarelo
A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), dá continuidade às atividades de prevenção da acidentalidade referentes ao movimento do Maio Amarelo 2019, campanha que alerta para o alto índice de mortos e de feridos no trânsito.
Entre os destaques das ações da CEM nos dias 20 a 26 deste mês estão o seminário Trânsito Seguro, Cuide da Vida, Previna Acidentes, que ocorre nesta segunda-feira (20) na Assembleia Legislativa, as palestras em escolas, empresas, instituições sociais ou centros de formação de condutores (CFCs) , e os cursos de táxi social e de mecânica para mulheres.
Movimento mundial - Maio Amarelo é um movimento mundial cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e de feridos no trânsito. O objetivo é estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa conscientização. Foi escolhido o mês de maio porque, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarelo representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.
Agenda da CEM - Maio Amarelo
20 de maio
9h - Palestra: Acidentes de Trânsito: Causas e Consequências - Auditório
13h30 - Curso Táxi Social - Auditório DEMHAB
14h - Maio Amarelo Seminário Trânsito Seguro - Assembleia Legislativa
21 de maio
7h - Palestra - Queiroz Galvão - Ponte do Guaíba
7h30 - Curso Táxi Social - Auditório DEMHAB
9h - SIPAT - JAMEF - av. Willy Eugênio Fleck, 310
15h - Palestra CYBERWEB NETWORKS LTDA (KINGHOST) - av. Cristóvão Colombo, 2360 SL605
16h - SIPAT - JAMEF - av. Willy Eugênio Fleck, 310
22 de maio
8h - Projeto Pescar - UNIMED - rua Santa Terezinha, 335
11h - SIPAT - TW (Mário) - r. Fioravante Schiavi, 181
14h - Escola Amigo Germano - Azulito com faixa na r. Santana, 1225
23 de maio
9h30 - Palestra Soul - av. Voluntários da Pátria, 4873
10h - CFC Centauro - av. Antônio de Carvalho, 1487
10h - Blitz Educativa-Maio Amarelo Interagir - av. Padre Cacique, 891
14h - Blitz Educativa-Maio Amarelo Interagir - av. Padre Cacique, 891
14h30 - Palestra Sodexo/Mario - av. Severo Dullius, 500
24 de maio
14h - Evento Balada Segura - rua Voluntários da Pátria, 1358
16h - Palestra PROCEMPA - Auditório Procempa
25 de maio
9h - Mulheres em Foco: Noções de Mecânica Básica - Auditório EPTC
26 de maio
16h - Ação Jogo do Grêmio - Maio Amarelo - Arena
Ações de Impacto:
Carros acidentados - Em pontos estratégicos da cidade, serão colocados carros acidentados na cor amarelo para pintura e exposição. Essa ação envolverá crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, empresas parceiras e grafiteiros. Os veículos, que em 2018 estavam amarelos, serão pintados com novas cores e mensagens para um trânsito com mais respeito e segurança. Ao todo, serão cinco carros espalhados pela cidade, quatro em pontos de grande circulação e um em um shopping parceiro. Cada um dos grafiteiros convidados será responsável por um carro e, com as crianças, realizarão a pintura dos automóveis.
Laço amarelo - Reforço na pintura dos laços amarelos já existentes e pintura de novos laços, alcançando vias que são mais periféricas da cidade e ainda não receberam a pintura.
Realidade virtual - No evento de certificação das revendas e empresas que participam do programa Motociclista Seguro, a EPTC apresentará, no saguão do prédio, a ação com o vídeo de realidade virtual que simula as situações de risco vividas pelos motociclistas no dia a dia.
Ação “Me ouça” - Parceria com escolas para levar a voz das crianças para os pais, responsáveis e todos que fazem o trânsito da cidade. As crianças levarão a sua mensagem para um trânsito mais seguro.
Proibido uso do celular - Pintura de sinais nas faixas de pedestres alertando a população quanto aos perigos de uso de celular e fones de ouvido nas travessias.
Iluminação - Parceria com órgãos públicos para iluminação de prédios e grandes monumentos da Capital.
Terminais de ônibus - Parceria com a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) para divulgação da mensagem do Maio Amarelo dentro dos terminais de ônibus.
Educação - A Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da EPTC programou as seguintes ações: semana acadêmica na Unisinos, debates sobre o programa Vida no Trânsito (que alerta sobre os principais riscos de acidentes), projeto Pedestre Idoso, curso gratuito para formação de taxistas, curso de mecânica para mulheres, além de ações educativas para pedestres, idosos e motociclistas.
Lema de 2019 - O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) desenvolveu o mote "no trânsito, o sentido é a vida". A proposta é que os adultos escutem o conselho dado por uma criança que, com sua ingenuidade e inexperiência, passe uma percepção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.
#MeOuça - A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia. Mas um sentido muito importante não pode ser esquecido: a audição. A ideia é ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece o que certo e o que não é: as crianças.
Taís Dimer Dihl