Pracinha da Cultura da Lomba do Pinheiro celebra formatura de 77 alunos
A comunidade da Lomba do Pinheiro celebrou, na tarde de segunda-feira, 24, a formatura de 77 alunos dos cursos de Informática, Artesanato e Cuidador de Idosos e Acompanhante Terapêutico, promovidos na Pracinha da Cultura. A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) para ampliar o acesso à qualificação profissional, fortalecer a geração de renda e estimular novas possibilidades de aprendizado no território.
Durante a cerimônia, o secretário municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini, destacou o impacto social da iniciativa e a importância de políticas públicas que aproximem conhecimento, capacitação e cidadania. Ele afirmou que a qualificação é uma ferramenta essencial para transformar realidades. “Cada formação concluída representa mais oportunidades para reduzir desigualdades, fortalecer o bem-estar da comunidade e abrir portas para quem busca seu espaço no mercado de trabalho”, ressaltou.
A programação, desenvolvida em 2025, teve como foco ampliar competências profissionais e gerar alternativas de autonomia financeira para os participantes, muitos deles iniciando um novo caminho no mercado de trabalho ou retomando projetos interrompidos.
Os cursos também estimulam o engajamento comunitário e fortalecem vínculos no território, consolidando a Pracinha CEU como um espaço de convivência, cultura, formação cidadã e promoção da inclusão. Ao final da cerimônia, os alunos receberam os diplomas de conclusão.
Cristiano Vieira