Seminário aborda temas em preparação ao Fórum Social Mundial da População Idosa

15/07/2021 17:41

  

Alex Rocha/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Evento foi realizado de forma híbrida e contou com importantes lideranças do estado e do país

Porto Alegre está preparando o 7º Fórum Social Mundial da População Idosa 2022, que acontecerá na última semana de janeiro. Evento da sociedade civil, tem o apoio da Prefeitura de Porto Alegre. Nesta quinta-feira, 15, aconteceu o 2º Seminário Preparatório para o Fórum, com a participação de especialistas na temática do envelhecimento saudável. O 2º Seminário foi realizado de forma híbrida (presencial e on-line) e contou com importantes lideranças do estado e do país. Foram apresentados alguns temas que permearão as discussões do Fórum. 

O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, cuja pasta que coordena é a responsável pela interface do governo com a sociedade na realização do FSM PI, destacou a importância desse evento que está no calendário de Porto Alegre, através de lei, desde 2012. “Em 2022, quando Porto Alegre completará 250 anos, faremos o melhor Fórum da População Idoso, já realizado”, disse Trogildo, chancelando o apoio da prefeitura.   

Temas do seminário – Foram apresentados alguns dos temas que serão debatidos no Fórum: Mundo da Cultura com o presidente do Instituto Amigos do Fórum, Lélio Falcão; Mundo do Trabalho, com a coordenadora geral do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Rio Grande do Sul, Eunice Luz; Mundo do Idoso, com a coordenadora da Comissão Científica do Idoso do 7º FSM PI, Suzete Carbonel Leal;  Mundo PCD com Nelson Khalil, presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre. Este último painel teve a participação da deputada federal Rejane Dias.

A lei municipal 11.380/2012, garante a realização do Fórum Social Mundial da População Idosa, por um comitê organizador com a presença da sociedade civil, tendo a prefeitura como apoiadora. Seis representantes da prefeitura e nove da sociedade civil compõem o comitê organizador. 

Participaram também do seminário o secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio; o diretor do Museu Joaquim Felizardo, Vicente Bogo; e o representante da Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social, Raphael Ramalho.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes