Região Sul registra maior participação em assembleias do OP deste ano

17/11/2022 09:22
Cesar Lopes / PMPA
Orçamento Participativo 2022
Melo afirmou que o melhor caminho é deixar o povo escolher as prioridades para cada região

A assembleia do Orçamento Participativo (OP) da Região Sul, realizada na noite de quarta-feira, 16, no CTG Roda de Chimarrão (av. da Serraria, 1835 – bairro Guarujá), contabilizou até o momento, o maior número de participantes entre os encontros deste ano. Além dos 417 inscritos, a oitava assembleia do OP contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, da primeira-dama, Valéria Leopoldino, de secretários e agentes municipais e vereadores. Nas pautas levantadas pelos dez manifestantes inscritos, muitas questões relacionadas a saneamento básico e regularização fundiária.

“Não há dinheiro para tudo. Temos que definir prioridades. O melhor caminho é deixar o povo escolher o que é mais importante para cada região da cidade. O nosso governo é do diálogo e está sempre atento para ouvir demandas, tirar dúvidas e agir com transparência. Há muito ainda a ser feito, mas vamos avançar juntos na busca de soluções” – Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Demhab, André Machado, destacou que 13 comunidades da Região Sul estão em alguma etapa da regularização, com destaque para o Residencial Morro da Tapera e o Recanto da Taquara, ambos na av. Juca Batista. “Importante informar às comunidades que ainda não tiveram seu processo iniciado que se organizem”, disse Machado, incentivando que procurem a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e o Demhab. “Essa providência é fundamental para saberem se estão enquadradas nos requisitos da lei da Reurb (Regularização Fundiária Urbana), para iniciarem o seu movimento em direção à conquista da regularização de seus terrenos”, disse.

Foram eleitas como prioridades de investimentos Saneamento Básico - Drenagem e Dragagem; Habitação; Saneamento Básico - Água e Esgoto Cloacal; Pavimentação. Para o Conselho do OP (COP), foi eleita chapa única por aclamação dos presentes. Para titularidade, Sandra Esteves de Melo e Denise Wolffenbüttel Moreira. Para suplentes, Jussara Krüger Mariano e Emerson da Silva Alves.

O diretor de Participação Cidadã da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, Lucas Vasconcellos, substituiu o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, na condução dos trabalhos da noite. Trogido está participando da Reunião Regional de Diretores de Resiliência (Chief Resilience Officers) das cidades da América Latina e do Caribe, na Cidade do México, até dia 18. Ele participa da rede como diretor de resiliência de Porto Alegre.

Bairros da Região 15 – Sul: Espírito Santo - Guarujá - Hípica - Ipanema - Pedra Redonda - Serraria - Tristeza - Vila Assunção - Vila Conceição.

Na quinta-feira, 17, acontecerá a Assembleia da Região Ilhas, na Colônia dos Pescadores Z-5 – Praça Salomão Pires Abraão s/n – Ilha da Pintada. 

Leia também:

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo

Assembleia Temática elege chapa única por aclamação

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP 

Saúde encerra ciclo de assembleias temáticas do OP 

Centro abre as assembleias regionais do Orçamento Participativo

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes