Região Sul realiza Fórum de Serviços

02/09/2022 09:01
Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Comunidade apontou questões sobre saneamento, podas, limpeza, quebra-molas, saúde, patrolamento de vias e regularização de áreas

O Fórum de Serviços da Região Sul do Orçamento Participativo (OP) ocorreu na noite de quinta-feira, 1º, no salão paroquial do Santuário Nossa Senhora Aparecida (rua Leme, 441 – bairro Ipanema). A comunidade apresentou várias questões para colocar em pauta. Entre elas estão saneamento, podas, focos de lixo, quebra-molas, sujeira nas praças, necessidade de posto de saúde, patrolamento de vias, além de regularização de áreas comunitárias.

Em relação às questões relacionadas ao trânsito, a população solicitou ações de fiscalização para coibir a prática de alta velocidade dos motociclistas nas avenidas Tramandaí e Juca Batista e sinalização nos locais. O secretário-adjunto de Segurança, Gelson Guarda, disse que uma ação conjunta com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deverá ser realizada para solucionar o problema. Já o diretor presidente da EPTC, Paulo Ramires, destacou que o problema das motos é em toda cidade. “Os motociclistas devem respeitar a legislação de trânsito. Na quarta-feira, 31, morreu um motociclista na Guilherme Shell por imprudência”, disse, complementando que existem normas técnicas impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito para a colocação de quebra-molas, que fazem parte das ações de segurança de tráfego.

Das três escolas de educação infantil solicitadas pela região, o secretário adjunto da Educação, Mario de Lima, explicou que duas estão com edital para conclusão em 2023, já a terceira tem impedimentos por ser localizada em área ecológica.

Demanda do OP – A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Carolina Farias, informou que uma demanda do Orçamento Participativo de pavimentação de 370 metros na rua Adalberto Garcia, no bairro Aberta dos Morros, está em vias de licitação do projeto para futuras obras de melhorias.

Fóruns Regionais de Serviços - Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os fóruns buscam a integração entre o governo, através dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP. A coordenação dos Fóruns Regionais de Serviços é feita pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), por meio da Diretoria de Participação Cidadã.

Próximos Fóruns Regionais de Serviços:

05/09 – Região 10 - Cruzeiro - On-line
08/09 – Região 04- Lomba do Pinheiro - Estação Cidadania - Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, Lomba do Pinheiro
12/09 – Região 16 – Centro - Casa dos Conselhos - avenida João Pessoa, 1110 – Farroupilha
13/09 – Região 05 - Norte - Escola Liberato Salzano – rua Xavier de Carvalho, 274, Sarandi
14/09 – Região 03- Leste - Subprefeitura Leste - rua São Felipe 144 - Bom Jesus
15/09 – Região 07- Partenon - Codespa - avenida Bento Gonçalves, 5697 – Partenon
21/09 - Região 01 - Humaitá- Navegantes - Asdecon - rua Jaime Topolar, 530 – Farrapos
22/09 – Região 17- Ilhas - Colônia de Pescador Z5 - rua Nossa Sra. da Boa Viagem, 1916 - Ilha da Pintada

Os Fóruns de Serviços das regiões Nordeste e Extremo Sul foram adiados por solicitação das comunidades, sem data definida para realização.

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes