Região Restinga realiza Fórum de Serviços

30/08/2022 09:14
Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Fóruns buscam a integração entre o governo e os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP

A comunidade da Região Restinga do Orçamento Participativo (OP) apontou suas demandas na segunda-feira, 29, durante o Fórum de Serviços. A noite fria, com temperaturas marcando 10 graus, não impediu a participação da comunidade. Comandado pelos conselheiros do OP da região, com participação de secretários e técnicos da prefeitura, o Fórum teve duração de duas horas.

Nas manifestações da comunidade, foram levantadas questões relacionadas a demandas de saúde, mobilidade urbana, água e esgotos, necessidade de podas de árvores, cultura, cuidados com animais, energia elétrica nas ocupações irregulares, patrolamento e capeamento asfáltico de vias.

O secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Bassegio, destacou que a secretaria começará o trabalho de conservação permanente (capeamento asfáltico) na rua Pedro Andréa Besson na primeira quinzena de setembro. “É a última rua daquelas demandadas de 2019. Além disso, vamos fazer a vistoria técnica de duas vias, uma de 200 e outra de 100 metros, solicitadas na semana passada. Vamos fazer avaliação e, se forem viáveis, começaremos imediatamente com a conservação.”

Sobre o patrolamento de vias, Bassegio destacou que o período de três semanas de chuvas, tendo um grande volume de vias de chão batido, fez com que a secretaria priorizasse as que têm circulação de ônibus. “Na próxima semana, vamos destinar uma patrola exclusivamente para cuidar da comunidade da Restinga, colocando fresado e brita graduada, para conter os atoleiros dentro dessas comunidades”. Ele destacou que isso possibilitará que a companhia de energia entre para fazer a instalação da energia elétrica. O chefe de gabinete do prefeito Sebastião Melo, Thyago Ribeiro, complementou destacando que o governo busca soluções viáveis para colocação de luz nas ocupações irregulares, pois esbarra em empecilho jurídico.

Fóruns Regionais de Serviços - Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os fóruns buscam a integração entre o governo, através dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do Orçamento Participativo (OP). A coordenação dos Fóruns Regionais de Serviços é feita pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), por meio da Diretoria de Participação Cidadã.

Próximas Fóruns Regionais de Serviços:

31/08 – Região 12- Centro Sul - Cecopam - rua Arroio Grande, 50 – Cavalhada
01/09 - Região 15- Sul – Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Rua Leme, 441 – bairro Ipanema
05/09 – Região 10 - Cruzeiro -
On-line
08/09 – Região 04- Lomba Do Pinheiro - Estação Cidadania - Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, Lomba do Pinheiro
12/09 – Região 16 – Centro - Casa dos Conselhos - avenida João Pessoa, 1110 – Farroupilha
13/09 – Região 05 - Norte - Escola Liberato Salzano – rua Xavier de Carvalho, 274, Sarandi
14/09 – Região 03- Leste - Subprefeitura Leste - rua São Felipe 144 - Bom Jesus
15/09 – Região 07- Partenon - Codespa - avenida Bento Gonçalves, 5697 – Partenon
21/09 - Região 01 - Humaitá- Navegantes - Asdecon - rua Jaime Topolar, 530 – Farrapos
22/09 – Região 17- Ilhas - Colônia de Pescador Z5 - rua Nossa Sra. da Boa Viagem, 1916 - Ilha da Pintada

Os Fóruns de Serviços das regiões Nordeste e Extremo Sul foram adiados por solicitação das comunidades, sem data definida para realização.

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes