Região Norte prioriza saneamento básico para investimentos em 2024

10/08/2023 00:27

  

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Prefeito reconhece que a comunidade da Região Norte enfrenta desafios históricos

Na Assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2023 da Região Norte, realizada na noite desta quarta-feira, 9, na Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, a comunidade elegeu saneamento básico entre as quatro prioridades de investimentos para 2024. Na primeira posição, rede de água e esgoto cloacal e na quarta, águas pluviais que inclui drenagem e dragagem de arroios. As outras duas demandas eleitas foram saúde e educação, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.   

O prefeito Sebastião Melo reconhece que a comunidade da Região Norte enfrenta desafios históricos e que é preciso hierarquizar o orçamento limitado para encaminhar as prioridades.

"A questão dos alagamentos é crônica e não se faz grandes obras de macrodrenagem com pouco dinheiro. Este é um tema que está no horizonte do governo por meio de uma parceirização ou buscando recursos de financiamentos" - Prefeito Sebastião Melo. 

Os inscritos para falas elogiaram a atuação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na região, entretanto focaram nas pautas relacionadas a alagamentos. O diretor-geral do órgão, Maurício Loss, destacou algumas importantes providências, principalmente na dragagem do Arroio Passo das Pedras. “Foram mais de R$ 27 milhões investidos em dragagem por toda a cidade. Somente do Arroio Passo das Pedras foram removidos mais de 3,5 mil pneus. Além disso, estamos estendendo redes de água nas comunidades e investindo em redes pluviais em pontos históricos de alagamentos da Zona Norte”, afirmou Loss.

Assim como melhorias para as unidades de saúde da Região Norte, como a US Jenor Jarros, a comunidade reivindica ampliação do acesso aos procedimentos eletivos e consultas com médicos especialistas. “Vamos reduzir as nossas filas de cirurgias e exames e já estamos fechando contrato para triplicar a oferta de consultas especializadas”, disse o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. Nos próximos dias, a prefeitura vai anunciar o mutirão para redução das filas de procedimentos eletivos. O secretário também comunicou que a construção da US Assis Brasil está garantida com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e será endereçada na Praça Malcon.

Conselheiros – Os participantes elegeram por aclamação, a única chapa inscrita para representar a região no Conselho do OP (COP). Os conselheiros eleitos foram Carlos Eli Paixão e Ervandil Schiavon, como primeiro e segundo titulares, respectivamente, e Keli Cristina Prado, para primeira suplente, seguida de Jorge Roberto Oliveira, segundo suplente.

A Região Norte é composta pelos bairros Sarandi e Santa Rosa de Lima.  A plenária registrou 457 credenciados e teve transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Nesta quinta-feira, 10, acontecerá a assembleia da Região Partenon, no Ginásio da Academia de Polícia Militar, na rua Cel. Aparício Borges, 2001, bairro Coronel Aparício Borges, a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP. 

Leia mais:

Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP
Residencial Barcelona será construído com recursos da venda de imóvel municipal
Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo
Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes