Região Norte apresenta demandas no Fórum de Serviços

14/09/2022 09:18
Indaiá Dillenburg / SMGOV / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Evento ocorreu na noite de terça, na Escola Liberato Salzano, bairro Sarandi

A comunidade da Região Norte do Orçamento Participativo (OP) apontou suas necessidades no Fórum de Serviços na noite de terça-feira, 13. Realizado na Escola Liberato Salzano (rua Xavier de Carvalho, 274, bairro Sarandi), o encontro teve intensa participação da comunidade, que entre suas preocupações apresentou questões relacionadas a praças, podas de árvores, focos de lixo, capeamento de vias, mobilidade urbana, saneamento, regularização fundiária e educação.

Dois questionamentos sobre o acesso à escola Liberato Salzano, um relacionado a passeio público e outro sobre iluminação foram respondidos pelos representantes das pastas responsáveis. O diretor presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, disse que é possível intervir na calçada até o limite da escola e que a prefeitura está atuando na área com ações da campanha A Gente Vive, a Gente Cuida. Ramires destacou que a escola é antiga parceira da EPTC na educação de conscientização para um trânsito seguro. Já o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Bassegio, informou que o refletor queimado solicitado pela comunidade será instalado em dez dias.

A vice-diretora da escola anfitriã, Rosella Bruxel de Quadros, agradeceu pela participação de todos. “Tenho certeza de que juntos, nós da comunidade, os alunos e o poder público, faremos uma cidade melhor nos próximos anos”, disse, agradecendo também à Secretaria Municipal de Educação (Smed) pelo retorno do Ensino Médio na escola. “Essa é uma das maiores vitórias nos últimos três anos, pois as crianças têm o direito de estudar na sua comunidade.”

A supervisora da instituição de ensino, Angélica kafrouni, destacou o esforço da comunidade escolar na construção do futuro. Ela disse que, desde 2019, estão desenvolvendo um trabalho pensando num planeta melhor para as pessoas que estão formando. “Conquistamos uma verba e estamos conseguindo transformar todos os resíduos que a escola produz em matérias para a vida toda. Estamos dando destino para o resíduo orgânico, na composteira, também na produção de papel reciclado, e o mais importante, o resíduo sólido. A escola transforma”, comemorou.

A secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, observou que a iniciativa da escola é referência. “Trabalham para educar as crianças para serem adultos melhores”. A titular da Smed disse ainda, em resposta a questionamentos sobre professores, que dos 572 novos profissionais concursados nomeados desde o mês de março passado, 379 foram para a Região Norte. A secretária também informou sobre um projeto de lei enviado à Câmara Municipal que permite ao diretor de cada unidade escolar fazer pequenos reparos nas escolas e comprar equipamentos. “Com isso, podemos elevar a verba da escola, para que o diretor tenha essa autonomia no contexto local.”

No encerramento do Fórum de Serviços, o chefe de gabinete do prefeito Sebastião Melo, Thyago Duarte, fez um levantamento dos temas abordados, destacando o Complexo do Porto Seco, lembrando da reivindicação da comunidade de que seja ocupado o ano inteiro com atividades culturais, não somente no período de Carnaval. “A ideia é que o espaço seja um centro de eventos com atividades o ano todo”, disse, ressaltando que é preciso impulsionar a economia criativa onde também se inserem as ações relacionadas à cadeia produtiva do Carnaval.

Integração - Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os fóruns buscam a integração entre o governo, através dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP. A coordenação dos Fóruns Regionais de Serviços é feita pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), por meio da Diretoria de Participação Cidadã.

Próximos Fóruns Regionais de Serviços:

14/09 – Região 03- Leste – CTG Raízes do Sul, Rua São Domingos, 89 - Bom Jesus

15/09 – Região 07- Partenon - Codespa - avenida Bento Gonçalves, 5697 – Partenon

21/09 - Região 01 - Humaitá- Navegantes - Asdecon - rua Jaime Topolar, 530 – Farrapos

22/09 – Região 17- Ilhas - Colônia de Pescador Z5 - rua Nossa Sra. da Boa Viagem, 1916 - Ilha da Pintada

Os Fóruns de Serviços das regiões Nordeste, Extremo Sul e Centro foram adiados por solicitação das comunidades, sem data definida para realização.

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes