Região Lomba do Pinheiro apresenta demandas no Fórum de Serviços

09/09/2022 09:26
Indaiá Dillenburg / SMGOV / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Temas mais abordados foram mobilidade urbana e saneamento

A comunidade da Região Lomba do Pinheiro do Orçamento Participativo (OP) apontou suas necessidades no Fórum de Serviços na noite de quinta-feira, 8. No encontro, realizado na Estação Cidadania (Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, Lomba do Pinheiro), os temas mais abordados foram mobilidade urbana e saneamento.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, destacou que a região sofre pela distância do manancial, dificultando a captação de água, e explicou que essa demanda se enquadra em obra, não em serviço. Ele lembrou que a região será contemplada pela maior obra de abastecimento: o novo sistema Ponta do Arado. “Esse sistema ampliará a produção de água, solucionando o déficit de abastecimento das regiões Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, com previsão de conclusão em 2024” disse Garcia.  

O secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, e o diretor presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, falaram sobre uma série de questionamentos, como transporte coletivo e sinalização. Ramires ressaltou que as solicitações de quebra-molas e semáforos precisam seguir a legislação federal. “Estamos com uma série de demandas que necessitam de estudos técnicos para viabilização", disse o diretor. 

Ayres destacou que, apesar das lotações não serem de obrigação do município, diferente dos ônibus, estão sendo pensadas mudanças que favoreçam o cidadão. “A prefeitura colocou como meta a integração entre os modais até o fim de 2023", afirmou. O secretário ressaltou que chegou ao fim a espera de 20 anos pela revitalização dos terminais de ônibus e, no prazo de três semanas, iniciarão as obras no Terminal Antônio de Carvalho.

Hortas Comunitárias - A coordenadora da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, Lurdes Agatha Guiconi, pediu a reativação do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente na região e a continuidade do Projeto Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro. Com quase 17 mil metros quadrados, a horta é um projeto que conta com diferentes parceiros, como secretarias municipais e instituições universitárias. 

O diretor de Participação Cidadã da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), Lucas Vasconcellos, informou que o Centro Agrícola Demonstrativo, responsável pelas hortas comunitárias do município, passou para a competência da pasta e que seguem as atividades nas hortas.

Integração - Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os fóruns buscam a integração entre o governo, através dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP. A coordenação dos Fóruns Regionais de Serviços é feita pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), por meio da Diretoria de Participação Cidadã.

Próximos Fóruns Regionais de Serviços:

12/09 – Região 16 – Centro - Casa dos Conselhos - avenida João Pessoa, 1110 – Farroupilha
13/09 – Região 05 - Norte - Escola Liberato Salzano – rua Xavier de Carvalho, 274, Sarandi
14/09 – Região 03- Leste - Subprefeitura Leste - rua São Felipe 144 - Bom Jesus
15/09 – Região 07- Partenon - Codespa - avenida Bento Gonçalves, 5697 – Partenon
21/09 - Região 01 - Humaitá- Navegantes - Asdecon - rua Jaime Topolar, 530 – Farrapos
22/09 – Região 17- Ilhas - Colônia de Pescador Z5 - rua Nossa Sra. da Boa Viagem, 1916 - Ilha da Pintada

Os Fóruns de Serviços das regiões Nordeste e Extremo Sul foram adiados por solicitação das comunidades, sem data definida para realização.

 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes