Região Humaitá-Navegantes recebe Vistoria Mais Comunidade

24/02/2023 16:47
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Gestores precisam ter sensibilidade para ouvir as demandas da população, diz Melo

A prefeitura realizou nesta sexta-feira, 24, a Vistoria Mais Comunidade na região Humaitá-Navegantes do Orçamento Participativo (OP). O prefeito Sebastião Melo e o vice, Ricardo Gomes, secretários e representantes de diversos órgãos e da sociedade civil puderam conferir as pautas levantadas pela comunidade na assembleia do OP realizada em 2022.

A comitiva percorreu diversos pontos trechos citados pela comunidade. De acordo com o prefeito, já foram encaminhadas algumas demandas e o governo seguirá trabalhando para que todas sejam resolvidas, inclusive buscando parcerias.

“A vida só tem sentido se for comunitária. Os gestores precisam ter sensibilidade social, indo até onde estão os problemas para ouvir a população e encontrar soluções juntos, especialmente para os que mais precisam. Os desafios são enormes e o dinheiro é limitado. Temos que tentar resolver com a ajuda de parceiros” - Prefeito Sebastião Melo.

Na assembleia realizada no fim de novembro do ano passado, a Região Humaitá-Navegantes priorizou para 2023 investimentos em saúde, habitação, educação e assistência social.

As pautas da vistoria incluíram regularização fundiária da comunidade Barcelona, além das quadras esportivas e campo de futebol do Parque Marechal Mascarenhas de Moraes. Neste caso, com solicitação construção de um vestiário, incentivo ao esporte e lazer, recreação para crianças, adolescentes e idosos.

Também reforço da segurança, tanto no Parque Mascarenhas quanto no bairro Humaitá e mais horários do transporte público do bairro. Outro pedido foi a necessidade de organizar uma campanha de conscientização contra o lixo nas ruas.

A comitiva visitou também o CTG Vaqueanos da Tradição, conversou com moradores da Vila Santo André, cujas solicitações são por asfalto, resolução para infestações de ratos e alagamentos, além de solicitação de melhoria do atendimento do posto de Saúde da Vila Farrapos.

Já na Praça do Sesi, foram tratadas pautas sobre o CRAS Farrapos e Escola de Educação Infantil Tecnobaby, para conversa sobre recursos para Assistência Social/ Marco Regulatório.

Monitoramento - As demandas estão sendo monitoradas, do encaminhamento até a sua resolução. A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras, é quem faz esse acompanhamento.

Após a rodada do OP 2022, foram realizadas vistorias nas regiões Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Glória, Partenon, Sul e Leste. Ocorreram ainda reuniões sobre as demandas apresentadas pelas regiões Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

Também acompanharam a ação os vereadores Cláudia Araújo, Conselheiro Marcelo Bernardi, Alvoni Medina e Ramiro Rosário, além de representantes da CEEE Equatorial e do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes