Região Glória comemora anúncio de nova sede do Cras

15/08/2023 09:51
Pedro Piegas / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Com 665 credenciamentos, houve aumento de 82,6% na participação em relação a 2022, quando 364 pessoas acompanharam a plenária

A última semana da Rodada de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) 2023 começou com comemoração. O motivo foi o anúncio pelo prefeito Sebastião Melo da liberação de recurso no valor de R$ 1,9 milhão para a construção da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na Região Glória. O anúncio ocorreu durante a plenária do OP da Região, realizada na noite de segunda-feira, 14, no Colégio Marista Assunção.  

Conforme o prefeito, o Orçamento Participativo é uma forma de ouvir as principais prioridades dos bairros direto dos cidadãos.

“Aqui é uma região com muitas dificuldades de água, áreas de risco e necessidade de ampliar a assistência social dentro da realidade orçamentária. Precisamos avançar nesta região de tantas histórias e de gente que trabalha muito para fazer uma cidade melhor” - Prefeito Sebastião Melo.

As obras do novo Cras Glória têm previsão de início para dezembro deste ano, beneficiando famílias dos bairros Glória, Cascata e Belém Velho. O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, afirmou que o próximo passo é adequar o projeto e publicar o processo de licitação e contrato no prazo de 90 dias. "É uma das maiores conquistas do Orçamento Participativo na região. Um Cras modelo para cidade, com vontade política e de entrega."

Em resposta a questionamentos relacionados à educação, o secretário José Paulo da Rosa destacou que existem duas grandes frentes para minimizar o déficit de vagas na área infantil. “Com a cooperação técnica da Unesco, vamos entregar cinco escolas na cidade, por meio da retomada de obras inacabadas. Além disso, lançamos o programa Escola Bem Cuidada, que vai oferecer o serviço de manutenção para toda a rede municipal e ainda prevê a construção de dez novas instituições de Educação Infantil. Ofertar mais vagas e qualificar o atendimento às crianças é nossa prioridade”, disse o titular da Smed.

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, anunciou o aumento de participação na plenária. “No ano passado, tivemos 364 participantes e nesta plenária de 2023, 665 pessoas se credenciaram, conferindo um aumento de 82,6%. Parabéns à comunidade da Região Glória pela mobilização.”

A conselheira do OP da região, Lúcia Castêncio, comentou sobre o crescimento. “A Glória mudou da última plenária para cá. A participação faz a mudança.”

Conselheiros e prioridades – Os participantes elegeram por aclamação a chapa única para representar a região no Conselho do OP (COP). Os conselheiros eleitos foram Edson Borges e Lúcia Oliveira Martins Castêncio, como primeiro e segunda titulares, respectivamente, e Zanandra G. Soares, para primeira suplente, seguida de Juliane Bueno, segunda suplente. E as prioridades eleitas para investimentos em 2024, com recursos de R$ 20 milhões, foram pavimentação, saneamento básico (rede de água e esgoto cloacal), habitação e saneamento básico (águas pluviais).

A plenária teve transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Nesta terça-feira, 15, será a vez da assembleia da Região Centro-Sul, no Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), a partir das 19h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP. 

Leia mais: 
Assembleia do Orçamento Participativo na Lomba do Pinheiro registra 869 credenciamentosHabitação é prioridade de investimentos na Região Partenon
Região Norte prioriza saneamento básico para investimentos em 2024
Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP
Residencial Barcelona será construído com recursos da venda de imóvel municipal
Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo
Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes