Região Centro apresenta suas demandas no Fórum de Serviços

27/08/2021 12:46
Giulian Serafim / PMPA
TURISMO
Prefeitura tem cronograma para manutenção de praças

O Fórum de Serviços da Região Centro do Orçamento Participativo (OP) foi realizado na noite de quinta-feira, 26, em formato on-line. Os conselheiros coordenadores da reunião, Julio Quadros e Marcio Fumaco, e a conselheira da temática Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho, Marivane Rogério, apresentaram a relação de reivindicações dos delegados e moradores da região.

O formato proposto pelos conselheiros buscou contemplar os 18 bairros que integram a região: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana. À conselheira Marivane, coube a responsabilidade de apresentar as demandas do Centro Histórico. Já o conselheiro Quadros, ficou com a atribuição de falar sobre as solicitações dos outros bairros.

Entre os pontos destacados no encontro, muitas demandas de mobilidade urbana, saneamento, policiamento, serviços urbanos, incluindo podas de árvores, principalmente as que atrapalham a iluminação pública. O assessor técnico de Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Hélio Oliveira, afirmou que existe uma empresa contratada especialmente para atuar na poda de árvores que atrapalham a iluminação pública.

Praças - Sobre reparos em praças, Oliveira explicou que há um cronograma de reforma e manutenção nas 680 praças de Porto Alegre. A conselheira Marivane, que foi nomeada recentemente pelo prefeito Sebastião Melo prefeita da praça Brigadeiro Sampaio, destacou os reparos necessários nesse e em outros espaços públicos do Centro Histórico.

Mobilidade - O conselheiro Fumaco, que é deficiente visual, falou da preocupação sobre a possibilidade de rebaixamento de vias. “Um deficiente visual sabe que está em uma calçada, rampa ou na via pelo nível”, comentou. Essa e outras questões de mobilidade serão tratadas no Fórum de Delegados da Região Centro, agendado para 8 de setembro com a presença de representantes das secretarias de Mobilidade Urbana e de Planejamento e Assuntos Estratégicos.

Organização - O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, comemorou a qualidade e organização da reunião. “Os temas foram muito bem apresentados pelas lideranças e o governo responderá a cada uma das solicitações, cumprindo determinação do prefeito Melo, de estarmos de portas abertas aos movimentos sociais”, destacou.

A realização dos fóruns é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) e os coordenadores das reuniões são os conselheiros do OP. Participaram pela Smgov: o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos; o coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; o secretário Executivo do Conselho do OP, Elton Fraga; e o gestor da Subprefeitura Centro, Bernardo Elias.

Participaram também o secretário adjunto de Segurança, Gelson Guarda; e representantes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana; Educação; Desenvolvimento Social; Obras e Infraestrutura; de Habitação e Regularização Fundiária; da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), e dos departamentos municipais de Limpeza Urbana (DMLU) e de Água e esgotos (Dmae); e Guarda Municipal.

Nesta segunda-feira, 30, ocorre de forma presencial o Fórum de Serviços da Região Centro-Sul (Centro da Comunidade Parque Madepinho - Cecopam), na rua Arroio Grande, 50, Cavalhada. A reunião encerra a primeira rodada dos fóruns.

Leia também:

Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação

Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços

Demandas da comunidade do Extremo-Sul são ouvidas em fórum de serviços

Região Sul faz sua reunião virtual do fórum de serviços

Fórum de Serviços da Lomba do Pinheiro tem participação Intensa da Comunidade

Comunidade das Ilhas é ouvida em fórum de serviços

Mobilidade urbana e saneamento são destaque no Fórum de Serviços do Partenon

Comunidade da Região Nordeste faz seu Fórum de Serviços

Mobilidade urbana é tema de debates no Fórum de Serviços da região Glória

Mobilidade urbana é destaque no Fórum de Serviços da Região Norte

Demandas da Região Noroeste são ouvidas no Fórum de Serviços

Região Humaitá/Navegantes apresenta demandas no Fórum de Serviços

Comunidade da Região Cruzeiro realiza seu Fórum de Serviços

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes