Realizada primeira reunião com a Comissão de Receita e Despesa do Orçamento Participativo

08/02/2021 20:27
Cesar Lopes / PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Foram apresentados números da Lei Orçamentária Anual e demandas do Plano de Investimentos e Serviços

A prefeitura realizou, na tarde desta segunda-feira, 8, a primeira reunião do ano com a Comissão de Receita e Despesa do Orçamento Participativo (OP), para apresentar os números da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021. O encontro, na Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, contou com as presenças dos três titulares das pastas responsáveis pelo OP - Cassio Trogildo (Governança Local e Coordenação Política), Rodrigo Fantinel (Fazenda) e Cezar Schirmer (Planejamento e Assuntos Estratégicos) -  e dos membros da Coordenação do Conselho do OP.

Os conselheiros puderam ver o demonstrativo das demandas do Plano de Investimentos e Serviços. Foram 142 demandas, no valor de R$ 243,8 mil. Conforme o secretário Fantinel, a orientação do prefeito Sebastião Melo é construir possibilidades para realizar o que foi pactuado com os conselheiros. “Recebemos o orçamento e vamos começar a trabalhar”, afirmou.

Schirmer complementou: “Melo quer uma relação de absoluta transparência. Para que isso aconteça, muito mais do que discutir números, proponho que os senhores se reúnam e identifiquem as dificuldades. Temos aqui os responsáveis pelo sucesso dessa relação: um faz a condução do processo, e o outro, a liberação dos recursos. Eu faço o orçamento”. O secretário reforçou ainda que se trata de um novo governo e que é importante que se estabeleça o diálogo.
 
“É o momento certo para o diálogo, pois vai ser discutido o Regimento Interno do OP”, disse Trogildo. Ele destacou que a participação dos conselheiros é de extrema importância para o êxito da relação entre governo e sociedade, e disse que a continuidade do processo do OP passa pelo aumento da participação. Vale lembrar que em 2020 o ciclo do OP foi alterado devido à pandemia do coronavírus.

Nesta quarta-feira, 10, às 19h, haverá a primeira reunião ordinária do Conselho do OP. Será virtual e contará com a presença do prefeito Sebastião Melo.

  

 

Indaiá Dillenburg

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes