Programa de Aquisição de Alimentos estimula a agricultura familiar

08/03/2023 08:36

Nesta quarta-feira, 8, às 10h, a prefeitura participa da solenidade de abertura da edição 2023 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Porto Alegre. O evento acontecerá no Sesc Comunidade (rua Sergio Jungblut Dieterich, 604), com a presença de secretários municipais, agricultores e representantes do Banco de Alimentos.

O PAA possui como finalidades promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Por meio dele é possível viabilizar a compra de alimentos, com dispensa de licitação, para destinação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Em Porto Alegre, a aquisição é feita por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) e a distribuição em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Mesa Brasil Sesc, Banco de Alimentos e Emater.

De acordo com o titular da Smgov, Cassio Trogildo, a secretaria destinou recursos de R$ 350 mil para fomentar a agricultura familiar. Totalizando 37 inscritos, os produtores habilitados ofertarão frutas, hortaliças diversas e mel, entre outros itens que serão distribuídos às 220 entidades inscritas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). “Essa aproximação com os agricultores familiares, além de estimular a produção rural, garante que entidades cadastradas possam ofertar alimentos a quem mais precisa”, complementou Trogildo, cuja secretaria assumiu a gestão da produção rural de Porto Alegre, com atividades concentradas no Centro Agrícola Demonstrativo (CAD/ SMGOV).

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, o projeto complementa o trabalho pela Segurança Alimentar na Capital. “As instituições beneficiadas terão um alimento de excelência para servir à mesa das pessoas", salientou Voigt.

Produção rural - Os agricultores Caren Soares e Vasco Machado comentam sobre a importância de fazer parte do PAA.  “É poder levar um alimento saudável ao alcance de todos e auxiliar no escoamento da produção do pequeno produtor, com a vantagem de levar o alimento com um valor justo direto ao consumidor”. Já o agricultor Luiz Toneze disse que o PAA é mais uma forma para comercializar a produção. “Somos os que mais sofremos com as variações da temperatura e do clima, afetando nossa segurança financeira. Assim, podermos ter uma renda extra para continuarmos nossas atividades, contribuindo com um bom alimento para a sociedade", destacou.

Sandro Trevisan Fidler, engenheiro agrônomo e extensionista da Emater Municipal de Porto Alegre relata que o programa promove o desenvolvimento rural. “As famílias têm incentivo para permanecer na atividade com menos caminhões circulando com alimentos de fora, pois a produção de Porto Alegre estará abastecendo as entidades cadastradas”, disse.

O coordenador do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD/Smgov), Rudney dos Santos, destaca que o PAA busca fomentar a agricultura familiar do município. “Assegurando a regularidade na aquisição dos produtos, o programa permite para o agricultor um melhor planejamento e, com isso, o aumento de sua produção. É uma importante política de fomento.”

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes