Programa de Aquisição de Alimentos é lançado em Porto Alegre

08/03/2023 15:01

  

Indaiá Dillenburg / SMGOV / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Parceirização é essencial para que o projeto avance em Porto Alegre

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 8, a solenidade de abertura da edição 2023 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Porto Alegre. O evento aconteceu no Sesc Comunidade contou com as presenças dos secretários de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Nelson Beron, agricultores e representantes do Banco de Alimentos.

A aquisição do PAA Porto Alegre é feita por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) - a distribuição ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Mesa Brasil Sesc, Banco de Alimentos, Emater e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, tendo por finalidade promover o acesso à alimentação e incentivar à agricultura familiar.

"Nossa cidade, entre as capitais do Brasil, tem a terceira maior zona rural. Ainda temos caminhos a percorrer, e o PAA Porto Alegre, com essa parceirização, representa um grande avanço”, disse o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo. Serão contempladas entidades de diversos bairros de Porto Alegre.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Nelson Beron, destacou a importância da parceria. "A atenção à produção primária já mostra o quanto o município está preocupado em efetivar ainda mais a segurança alimentar. Temos potencial para dar continuidade a esse programa, buscando não só qualidade do alimento, mas também fazê-lo chegar a mais famílias e entidades que dão essa assistência alimentar", afirmou Beron.

“O produtor rural produz o alimento e nós conseguimos, através de logística e todo processo, fazer com que chegue a cerca de 236 entidades que vão atender aproximadamente 40 mil pessoas com alimento de qualidade, com deslocamento curto, fazendo com que a questão ambiental e todo processo seja atendido. Essa preocupação é muito importante”, destacou o diretor do Sesc Comunidade, Daniel Sperb.

Participaram também da solenidade de abertura a supervisora da Emater Porto Alegre, Ana Spinelli, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSANS), Milena Bittencourt e o agricultor Luiz Toneze.
 

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes