Prefeitura realiza o Mais Comunidade na Região Humaitá-Navegantes

12/08/2023 14:25
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Melo destacou que a comitiva foi ouvir a comunidade para avançar no que é possível e dentro do limite financeiro da prefeitura

O prefeito Sebastião Melo percorreu pontos da Região Humaitá-Navegantes do Orçamento Participativo na manhã deste sábado, 12, para verificar a entrega de serviços solicitados por moradores na assembleia do OP realizada em 5 de agosto. Também participaram da Vistoria Mais Comunidade secretários e técnicos da prefeitura, representantes da CEEE Equatorial, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, vereadores e população do local. 

"Nós tratamos de desafios históricos de alagamentos, drenagem, moradia e assistência social em áreas como a Casa de Passagem, Beco X e as Vilas Liberdade e Santo André. Viemos ouvir a comunidade para avançar no que é possível e dentro dos limites financeiros da prefeitura. Não há dinheiro para tudo e precisamos hierarquizar prioridades com orçamento limitado"  - Prefeito Sebastião Melo.

A caminhada teve início na Casa de Passagem, na rua Frederico Mentz, 857. O local foi pauta na assembleia do OP, sobre problemas de saneamento básico e a necessidade de bônus moradia. Reconhecendo a grande demanda relacionada à habitação na região, o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, ressaltou realizações e necessidade de avanços.

“A prefeitura tem um compromisso muito grande com essas famílias da Vila Farrapos, Humaitá, Navegantes, que ficaram de fora do Programa Integrado Entrada da Cidade (Piec). Nós temos muito orgulho de termos pago quase 100 bônus-moradia para famílias da Vila Liberdade. Estamos pagando também para as Casas Ecológicas, do Loteamento Pampa, mas esse é só um pedaço do problema”, disse.

Machado destaca ainda o início de uma negociação com os moradores das Casas de Passagem, na Frederico Mentz. “É um local com muitos problemas de estrutura, para que as famílias possam ter acesso à moradia digna. E precisamos também olhar para as demais famílias da região. O tempo é curto, a demanda é gigantesca. E a necessidade das pessoas é maior ainda”, concluiu o secretário.

Na sequência, a comitiva percorreu o Beco X (Cobal, Vila Areia e Vila Tio Zeca). O prefeito ouviu a presidente da Associação dos Moradores do Beco X, Patrícia Barreto. Nesta área, também questões relativas à habitação, além de problemas com os recicladores de resíduos.

As vilas Liberdade (rua José La Porta com rua Voluntários da Pátria) e Santo André, (rua Ernesto Neugebauer) também focaram em habitação na assembleia do OP. Mas também destacaram problemas de alagamento em decorrência das chuvas. Os moradores da Vila Santo André falaram que, embora tenha sido colocado asfalto, a comunidade pede saibro. 

Vistoria Mais Comunidade – Consiste em caminhada em obra pronta, vistoria de obra em andamento ou identificação de demandas como as das visitas a locais mencionados nas assembleias do OP. Após a rodada de Assembleias do OP 2022, o prefeito determinou a realização de vistorias ou reuniões nas 17 regiões da cidade. A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras, organizou as agendas, bem como o acompanhamento das providências. Este ano, o prefeito solicitou a vistoria na região Humaitá- Navegantes antes do término da rodada do OP, que vai até dia 17.

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes