Prefeitura inicia série de ações de prevenção contra incêndios pela Restinga

31/01/2023 12:39
Cesar Lopes / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Outras comunidades em regiões diferentes da cidade serão visitadas nos próximos dias

Nesta terça-feira, 31, a Restinga recebeu a primeira de uma série de ações de prevenção contra incêndios, que será realizada em localidades vulneráveis nas 17 regiões do Orçamento Participativo (OP). Na comunidade Esperança e Paz (Restinga Velha), onde vivem 170 famílias, os moradores receberam orientações e material informativo sobre as medidas de prevenção contra incêndios e sobre como agir em caso de incidente com fogo em suas casas. 

Os roteiros são organizados pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), por meio da Coordenação das Subprefeituras, com a participação do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Defesa Civil, CEEE Equatorial, Corpo de Bombeiros (CBMRS) e conselheiros do Orçamento Participativo (OP).

“Nosso objetivo, com essas ações, é conscientizar as comunidades sobre os riscos de incêndios nessa época do ano. Lembrando que o primeiro contato, em caso de ocorrência, é através do Corpo de Bombeiros, pelo número 193”, ressaltou o diretor do Demhab, André Machado.

Segundo o diretor de Participação Cidadã em exercício da SMGOV, Pingo Vilar, as subprefeituras já atuam dentro das comunidades prestando apoio e agora intensificam estas ações. “Estamos presentes diariamente nas 17 regiões da cidade, agora, com mais essa importante ação preventiva, integrando diversos órgãos em defesa da vida das pessoas”, destacou.

A ação é um desdobramento da força-tarefa instalada em janeiro pela prefeitura sob a coordenação do Demhab, após um levantamento do CBMRS identificar o aumento de 95% do número de incêndios em residências da capital em comparação ao ano passado. Desde dezembro, já foram atendidas 59 ocorrências em Porto Alegre, conforme o CBMRS.

Nos próximos dias, serão visitadas outras comunidades vulneráveis nas demais regiões da cidade. Veja aqui a programação.

Leia também:
Prefeitura cria força-tarefa para conscientizar sobre incêndios em comunidades
 

  

 

Adriana Corrêa

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes