Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

20/07/2021 10:10
Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Primeiro encontro ocorreu no CTG Porteira da Restinga

A prefeitura deu início, na noite de segunda-feira, 19, às reuniões dos Fóruns Regionais de Serviços. Com a organização da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), o primeiro encontro ocorreu na Região Restinga, no CTG Porteira da Restinga. A baixa temperatura não impediu a participação da comunidade. Mais de 80 pessoas estiveram presentes.

Conforme o secretário adjunto da Smgov, Luciano Marcantônio, a primeira reunião cumpriu seu papel de ouvir quem mora e vive a região e suas necessidades. “Dessa forma, a prefeitura pode executar os serviços que contemplem o que realmente as comunidades precisam”, disse Marcantônio.

Os conselheiros, delegados e lideranças comunitárias elencaram várias demandas que foram respondidas pelos secretários e representantes de secretarias e órgãos. Um dos temas foi a conservação permanente de vias (recapeamento asfáltico). O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, afirmou que foi apresentado cronograma nas regiões do Orçamento Participativo, sendo possível ordenar a execução de acordo com a manifestação dos conselheiros e delegados.

A conselheira da região, Adaclides Martins Leite, ressaltou a necessidade de um olhar para as cooperativas habitacionais. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, disse que há interesse em negociar com as cooperativas. "Seguimos a determinação do prefeito Sebastião Melo de não deixar nenhuma comunidade sem resposta", afirmou.

Calendário - Planejados para ocorrer a cada dois meses nas 17 regiões do Orçamento Participativo, os calendários dos Fóruns Regionais de Serviços foram construídos em conjunto com os conselheiros e delegados. O formato pode ser presencial ou on-line, com duas horas de duração. Conforme o diretor de participação cidadã da Smgov, Lucas Vasconcellos, cinco regiões optaram por encontros presenciais na primeira rodada.

A realização do Fórum Regional de Serviços e do Comitê Gestor de Serviços foi retomada em maio. As agendas foram instituídas por decreto municipal e realizadas de 2013 a 2016, tendo como idealizador o prefeito Sebastião Melo, que na época era vice-prefeito de Porto Alegre. O Fórum de Serviços e o Comitê Gestor têm como objetivos alinhar a capacidade de atendimento da prefeitura, otimizar a integração entre os órgãos e ouvir da população.

Com a formalização dos representantes da prefeitura nos 17 comitês gestores, foi montado o calendário dos fóruns. Após a realização dos primeiros fóruns nas regiões, o Comitê Gestor respectivo se reunirá para identificar e propor a resolução das demandas.

Participação - Participaram também do primeiro Fórum Regional de Serviços, os conselheiros da região, Kelly Ramos e André Seixas; delegados do OP da região, diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques; diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), Darcy Nunes dos Santos; diretor de transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso; vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto; secretário adjunto da Segurança, Gelson Luiz Guarda; secretário adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Bassegi; assessores de secretarias e órgãos municipais; coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; gestor da Subprefeitura da região Restinga, Cleser Gross; e o chefe de Democracia, Marcio Feijó.

Confira o calendário dos Fóruns Regionais de Serviços nas 17 regiões do Orçamento Participativo, com início às 19h:

21/7 - Região 3 - Leste (on-line)
22/7 - Região 16 - Centro (on-line)
26/7 – Região 11 – Cristal (presencial)
28/7 – Região 14 – Eixo-Baltazar (on-line)
29/7 – Região 13 – Extremo-Sul (on-line)
02/8 – Região 15 – Sul (on-line)
04/8 – Região 4 – Lomba do Pinheiro (on-line)
05/8 – Região 17 – Ilhas (presencial)
09/8 – Região 7 – Partenon (on-line)
11/8 – Região 6 – Nordeste (on-line)
12/8 – Região 9 – Glória (presencial)
16/8 – Região 5 – Norte (on-line)
18/8 – Região 2 – Noroeste (on-line)
19/8 – Região 1 – Humaitá/Navegantes (presencial)
23/8 – Região 10 – Cruzeiro (on-line)
25/8 – Região 12 – Centro-Sul (on-line)

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes