Prefeitura confere demandas no Mais Comunidade da região Partenon
 Â
A manhã deste sábado, 29, foi de vistoria de demandas no Mais Comunidade da região Partenon. O prefeito Sebastião Melo, acompanhado de secretários municipais, vereadores, conselheiros do Orçamento Participativo (OP) e lideranças comunitárias, percorreu ruas e conferiu as reivindicações dos moradores das comunidades Altos da São Guilherme, Vila Ceres e Vila Maria da Conceição.
“Não existem soluções fáceis para dificuldades históricas nestas comunidades. Ver e ouvir de perto os moradores traz cada secretaria para dentro das prioridades da região e destrava soluções que seriam mais difÃceis de encontrar de dentro do gabinete†- Prefeito Sebastião Melo.
Uma das demandas da Vila Maria da Conceição é uma nova unidade de saúde. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, explicou que a atual US Maria Conceição foi adaptada dentro da instituição Pequena Casa da Criança, com planos próximos de construção de uma nova estrutura seguindo os moldes e padrões recomendados, cujo projeto está em fase de finalização. “Trata-se de uma unidade, acima de tudo, adequada para atender à saúde da população, cumprindo todas as normas. A diferença principal é que o novo espaço será planejado desde o inÃcio para essa finalidade. Estamos buscando recursos do BID e do Ministério da Saúde e avaliando outras possibilidades de realocação de recursos para essa nova unidade, fundamental para a população localâ€.
Outras solicitações passarão por avaliação técnica. Na Pedreira o Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) vai fazer um estudo em busca de alternativas para o problema de alagamentos quando chove forte. A travessa Caxias passará por avaliação de estrutura e de redes de esgoto para pavimentação. Na rua Irmã Nely, um local de foco de lixo poderá ganhar uma horta comunitária.
A reclamação dos moradores da Vila Ceres é o acúmulo de lixo. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolheu os resÃduos acumulados e uma ação da Fiscalização será realizada no local.
A comunidade Altos da São Guilherme manifestou a necessidade de um serviço melhor quanto ao patrolamento e limpeza de valas das vias. A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e o Dmae vão elaborar um plano de trabalho conjunto para atuação nas vias não pavimentadas. Será agendada uma ação do Procon Municipal com a CEEE Equatorial para regularização do fornecimento de energia e tarifas sociais. Sobre a regularização fundiária da área, haverá um levantamento topográfico para delimitação de lotes e negociação com a comunidade para prazo e valores de pagamento.
Serviços - O secretário municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, Cassio Trogildo, afirma que o Mais Comunidade tem como objetivo levar o poder público e seus serviços para onde a população mais precisa. “Vamos verificar de perto os problemas, levando técnicos para conversar diretamente com a população. No local das demandas, podemos avaliar juntos e temos mais facilidade de solucionar as demandasâ€, afirmou.Â
Desde 2021, já foram realizadas 47 edições do programa visitadas 133 localidades. O Mais Comunidade é organizado pela SMGOV, que faz a mediação, encaminhamento e acompanhamento das demandas apontadas, junto com a coordenação das 17 subprefeituras da cidade e a articulação com o OP.Â
Â
Gilmar Martins