Prefeitura apresenta avaliação da resiliência em Porto Alegre

03/08/2023 15:08
Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Secretário Cassio Trogildo (D) apresentou os projetos prioritários da cidade

A Prefeitura de Porto Alegre participou, na manhã desta quinta-feira, 3, do evento virtual Cidades Repensando Estratégias de Resiliência, organizado pela Resilient Cities Network (R-Cities). O propósito é criar um espaço para discussão e aprendizado entre cidades que estão atualizando suas estratégias de respostas a adversidades. A capital gaúcha está entre as primeiras cidades do mundo, e a primeira do Hemisfério Sul, a lançar uma estratégia ao participar do Desafio 100 Cidades Resilientes da Fundação Rockefeller, em 2013.

“Estamos elaborando o comitê, que será constituído através de decreto, com as atribuições definidas para criação do novo plano municipal de resiliência”, disse o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, representante da prefeitura no evento, que ainda teve a apresentação dos cases de Paris (França) e Cidade do Cabo (África do Sul).

Em dez anos de articulação da resiliência na Capital, houve a participação e contribuição de diversos setores da sociedade civil: universidades, empresas, governo municipal, lideranças comunitárias e ONGs. Trogildo, que é também o diretor de resiliência de Porto Alegre, apresentou a avaliação e os projetos prioritários da cidade, entre os quais o desenvolvimento com sustentabilidade da zona rural, o plano de ação climática e o desenvolvimento do 4º Distrito.

Também participaram do evento Bruno Beltrame e Olivia Bertolini da Coordenação de Resiliência e Redes da SMGOV.

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes