Prefeitura alinha parcerias para ações de prevenção contra o câncer

14/03/2023 19:29
Indaiá Dillenburg/ SMGOV/ PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Ideia é desenvolver atividades de conscientização nos bairros Bom Jesus e Restinga

Com o objetivo de fortalecer a prevenção contra o câncer, a prefeitura, o Instituto de Governança e Controle (IGCC) e a empresa MSD alinham parceria. O objetivo é construir atividades de conscientização para serem executadas em dois territórios de Porto Alegre: os bairros Bom Jesus e Restinga. O público alvo são crianças de 9 a 15 anos, mulheres de 18 a 64 anos, gestores e profissionais da saúde que fazem parte das equipes das unidades básicas.

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Cassio Trogildo, recebeu na tarde desta terça-feira, 14, a diretora executiva do IGCC, Daniely Votto, a diretora de Políticas Públicas para Vacinas da MSD na América Latina, Ana Carvalho, e a diretora de Políticas Públicas e Assuntos Governamentais da MSD Brasil, Cinira Marcondes.

De acordo com Trogildo, é importante uma reunião preparatória envolvendo os gestores das subprefeituras Leste (que abrange o bairro Bom Jesus) e Restinga para preparar a sensibilização das comunidades em relação à importância das vacinas que ajudam na prevenção contra o câncer. O foco é a vacinação contra o HPV, vírus que é a principal causa de câncer do colo de útero. 

Pelo governo municipal estão envolvidas  as secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Smed) e Governança Local e Coordenação Política (SMGOV).  

Participaram também da agenda, Fernando Ritter e Caroline Schirmer, da SMS, Claudia Pinheiro e Anelise Prates, da Smed, Lucas Vasconcellos, da SMGOV, Alexandra Papini, da MSD, e Natacha Gastal, do IGCC.

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins