Prefeito visita a Região Glória para verificar demandas do OP

03/01/2023 14:27
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Foi anunciado o projeto para a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), demanda antiga dos moradores

O prefeito Sebastião Melo, secretários, técnicos e demais gestores da prefeitura foram até a Região Glória na manhã desta terça-feira, 3, para conferir de perto algumas demandas apresentadas pela comunidade durante a assembleia realizada em dezembro, na rodada do Orçamento Participativo (OP) de 2022. O grupo foi acompanhado por moradores, lideranças locais e conselheiros do OP da região. O prefeito Sebastião Melo ressaltou que o governo tem se dedicado a fazer um OP diferente de outros momentos.

"O OP agora funciona com monitoramento e fiscalização de demandas diretamente com a população. Já estou na sétima inserção nas comunidades e devemos terminar as 17 regiões até fevereiro. Estou aqui para avaliar, junto com os secretários, as prioridades que foram em frente ou não. É ouvir e agir" - Prefeito Sebastião Melo.

A falta de abastecimento de água, de drenagem e de rede de esgoto foram as questões mais abordadas. Na comunidade Recanto do Gaudério, serão entregues 39 caixas d’água de forma imediata pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Smharf), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que fará o transporte, e os moradores se responsabilizaram pelas instalações. O Departamento de Água e Esgotos (Dmae) vai adquirir outras unidades. Além disso, uma reunião ocorrerá para tratar sobre a área onde ficam 250 casas, mas que, originalmente, é da empresa Bolognesi.

Um reservatório de água do alto da comunidade da Glorinha passará por vistoria e também será realizada uma reunião de avaliação sobre o risco da área onde vivem diversas pessoas. “Com o crescimento desordenado de algumas partes do bairro Glória, ainda falta infraestrutura para garantir o abastecimento da região, que está localizada acima do nível do reservatório. Outra área é da iniciativa privada e precisa de autorização prévia para a realização de projeto para abastecimento”, afirma o diretor-geral Alexandre Garcia.

Durante o roteiro, foi anunciado o projeto para a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), uma demanda antiga dos moradores, que, atualmente, precisam se deslocar até o bairro Cruzeiro para acessarem os serviços. Cerca de R$ 1 milhão já está garantido, e o prefeito determinou agilidade na finalização do projeto, com a integração da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). "É uma conquista para melhor atendimento da população e será modelo para todos os novos equipamentos da Proteção Básica. A comunidade priorizou assistência social por dois anos no OP, assegurando a implementação do Cras na região", afirmou o presidente interino da Fasc, Cristiano Roratto.

Também houve demandas de pavimentação e drenagem na rua São Lourenço, nas imediações da estrada Afonso Lourenço Mariante. Na comunidade Taquareiras, a prefeitura recebeu solicitações de coleta de lixo, podas de árvores e a limpeza do Arroio Cascatinha. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) vai organizar uma edição do projeto Bota-Fora e providenciar a avaliação sobre as árvores que afetam algumas residências. Para este ano, já está garantida uma conservação permanente na entrada da comunidade.

Monitoramento das demandas - A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras, fará o acompanhamento das demandas. Após a rodada do OP, já foram verificadas demandas das regiões Ilhas, Cristal, Cruzeiro, Restinga, Norte, Nordeste e Glória. Nos próximos dias, a Região Partenon deve receber a vistoria.

  

 

Adriana Corrêa

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes