Prefeito encaminha soluções e pede parceria dos moradores no bairro Farrapos

09/07/2022 15:02
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Melo nomeou mais um prefeito de praça, aumentando para 135 o número de voluntários na cidade

A necessidade de engajamento da população no cuidado com o local onde vive foi destaque no Mais Comunidade do bairro Farrapos, na região Humaitá/Navegantes, neste sábado, 9. Durante a caminhada pelas ruas, o prefeito Sebastião Melo, o vice-prefeito Ricardo Gomes, secretários, técnicos da prefeitura, vereadores e lideranças comunitárias conversaram com os moradores para soluções às demandas em diversos pontos do roteiro. O descarte incorreto de resíduos é um dos problemas da região.

"O nosso compromisso é enfrentar os dilemas da cidade. A limpeza e conservação dos locais públicos é um deles, mas para isso precisamos do apoio da comunidade. Cidade limpa é aquela que todos cuidam e se preocupam. Os prefeitos de praça têm feito toda a diferença nesta conscientização onde vivem” - Prefeito Sebastião Melo.

Com mais uma nomeação, Porto Alegre passou a ter 135 voluntários atuando no cuidado das praças da cidade. O morador João Vagner assumiu a função de prefeito da Praça Loteamento Humaitá Quadra A, onde a população assinou junto com a prefeitura o Pacto de Governança, para selar a corresponsabilidade com a manutenção e a preservação dos espaços públicos. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) fez a entrega da revitalização da praça com a reforma de brinquedos e a instalação de floreiras. Além disso, entregou a conservação permanente (capeamento asfáltico) dos acessos A3 e A4, e fez a colocação de material fresado em trecho sem pavimentação na rua Seiscentos e Noventa e Oito e também recuperou o asfalto (tapa-buracos) em outro trecho e demais ruas do entorno. O Departamento de Água e Esgotos (Dmae) realizou a limpeza das bocas-de-lobo e o Departamento de Limpeza Urbana (DMLU) fez o recolhimento de resíduos e a limpeza de focos de lixo no bairro. O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) informou sobre o atendimento das pessoas que estão em casas de passagem desde o incêndio ocorrido na  Vila Liberdade, em 2013. As famílias do Loteamento Pampa estão aderindo ou renovando o aluguel social de R$ 600 e sendo encaminhadas para receber bônus moradia de R$ 93 mil. A próxima etapa é atender as casas instaladas sobre o canteiro do Acesso B Seis.

Encaminhamentos - O Demhab vai receber moradores com pendências para renegociação de dívidas e se comprometeu em chamar a Associação dos Moradores da comunidade Mário Quintana para acompanhar as tratativas com as famílias oriundas da Vila Liberdade. Na próxima semana, equipes das secretarias de Educação e de Obras farão uma visita nas escolas de Educação Infantil Pé de Pilão e Pé de Moleque, para avaliar as condições de ampliação e segurança das entidades. O Dmae e a Secretaria de Obras e Infraestrutura vão realizar intervenção no emissário da Casa de Bombas Farrapos para fechar trecho com esgoto a céu aberto. O Gabinete do Vice-Prefeito buscará parceria com o Grêmio para revitalizar a Praça Fábio André Koff, que fica próximo à Arena do Grêmio. 
 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes