Prefeito confere demandas do Orçamento Participativo na região Partenon

06/01/2023 13:09
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Principais problemas ocorrem em áreas ocupadas irregularmente no bairro

Na manhã desta sexta-feira, 6, o prefeito Sebastião Melo, secretários e técnicos da prefeitura caminharam por diversos locais na Região Partenon, conferindo demandas que foram apresentadas durante a assembleia do Orçamento Participativo (OP). Conselheiros e delegados do OP, lideranças e moradores da região acompanharam a vistoria. Melo reforçou que a rodada do Orçamento Participativo precisa ter continuidade, com fiscalização e monitoramento das demandas direto com a população.

“O governo tem que ouvir e tem que agir. Estamos discutindo, com a comunidade, os principais desafios apontados em assembleia do OP realizada em novembro passado e queremos avançar nas melhorias de pavimentação, drenagem, limpeza urbana, do Arroio Moinho e regularização fundiária" - prefeito Sebastião Melo.

A ação ocorreu em cinco pontos da região, verificando demandas de drenagem, pavimentação, manutenção de pontilhões e escadaria, focos de lixo e regularização fundiária. Os principais problemas ocorrem em áreas ocupadas irregularmente e, em muitos pontos, impróprias para moradia.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, destacou que a região Partenon é uma das três que colocou a habitação em primeiro lugar na priorização de demandas do OP. “Precisamos enfrentar a situação da Altos da São Guilherme e avançar na venda da área para os atuais moradores. Também nos preocupa as famílias que moram em áreas de risco, em especial, próximas ao Arroio Moinho. A prefeitura vai agir, mas precisa também da colaboração da comunidade para a preservação do que existe e para se evitar novas ocupações”, ressaltou.

O prefeito determinou ações integradas envolvendo também as secretarias de Segurança, Obras e Serviços Urbanos, a Defesa Civil, os Departamentos de Água e Esgotos (Dmae) e de Limpeza Urbana (DMLU) e a Procuradoria Geral do Município (PGM).

Monitoramento das demandas - A Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), responsável pela articulação com o OP e pela gestão das subprefeituras, fará o acompanhamento das demandas. Já foram realizadas vistorias nas regiões Ilhas, Cristal, Norte, Nordeste, Glória e Partenon. Também ocorreram reuniões sobre as demandas apresentadas pelas regiões Cruzeiro, Extremo-Sul e Restinga.

 

Adriana Corrêa

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes