Porto Alegre participa de pesquisa internacional sobre sustentabilidade

10/06/2021 11:21

A capital gaúcha é considerada uma das cidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento sustentável e a mitigação das mudanças climáticas no âmbito mundial. Por isso, a equipe da coordenação de Resiliência da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) participou por videoconferência, nessa quarta-feira, 9, de uma pesquisa referente a políticas de clima e energia sustentável do mundo.

Porto Alegre faz parte do projeto Financiando Energia para Investimentos de Baixo Carbono - Cities Advisory Facility (Felicity). A iniciativa é da GIZ Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), uma sociedade alemã que atua com o Ministério de Minas e Energia, por meio do Departamento de Desenvolvimento Energético, em projetos de sustentabilidade e eficiência enérgica no Brasil, para Cooperação Internacional e o Banco Europeu de Investimento (EIB). 

A prefeitura foi representada na ação pela Smgov, por meio da participação dos coordenadores de Resiliência, Luciana Peters e Thiago Barcelos. A pesquisa é desenvolvida pela The Greenwerk, uma empresa de consultoria especializada no tema. O objetivo é identificar as lições alcançadas globalmente no âmbito do projeto. Uma equipe de consultores externos está realizando entrevistas com os principais atores que compõem a rede de cooperação. 

Segundo a equipe de Resiliência da Smgov, a consultoria da The Greenwerk baseou-se nos critérios de avaliação do Comitê de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD), uma organização multilateral, inserida na OCDE, dedicada ao surgimento e evolução das políticas de desenvolvimento dos países que o integram.

Os representantes da prefeitura colaboraram com informações para a melhoria dos projetos de infraestrutura de baixo carbono, as condições estruturais nacionais de ampliação de serviços financeiros de bancos e contribuíram com o conhecimento sobre financiamento do clima urbano, que é compilado e disseminado através de redes globais, como a Cities Climate Finance Leadership Alliance, a coalizão de mais de 40 organizações que trabalham ativamente para acelerar o investimento em infraestrutura sustentável. A aliança reúne uma ampla gama de instituições públicas e privadas. 
 

  

 

Adriana Corrêa

Andrea Brasil