Porto Alegre integra Grupo Participativo criado pela prefeitura de Madri

22/02/2021 16:20
Indaiá Dillenburg/PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Secretário Cassio Trogildo (D) e diretor de Participação Cidadã representaram a Capital em lançamento

Porto Alegre faz parte do The Participatory Group, uma comunidade aberta, de caráter internacional, proposta e criada pela prefeitura de Madri (Espanha) para gerar boas práticas de participação cidadã. O grupo foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 22, em reunião virtual, quando oito das mais de 40 cidades que fazem parte dele, incluindo Porto Alegre, acompanharam a solenidade.

A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política é a responsável pelo Orçamento Participativo (OP) de Porto Alegre, e o titular da pasta, Cassio Trogildo, representou o prefeito Sebastião Melo. “Mesmo com mais de três décadas, temos muito a  aprender, com todas as cidades, e também a compartilhar sobre a experiência de Porto Alegre”, disse o secretário ao destacar a longevidade do OP da Capital, que completa 32 anos em 2021.

A vice-prefeita de Madri, Begoña Villacís, apresentou formalmente e constituiu o Grupo Participativo. Ela enfatizou a importância de compartilhar informações, principalmente nos dias atuais em que o mundo passa por uma pandemia. “Estamos aqui para aprender conjuntamente e mostrar que somos capazes de trabalhar uns com os outros. É interessante que aprendamos com casos de êxito e também com casos de fracasso. Queremos aprender sobre a participação cidadã, que significa escutar, escutar de verdade”, afirmou.

Composto por mais de 40 cidades e regiões da Espanha e do resto do mundo, o The Participatory Group está aberto à adesão, a qualquer momento, de governos locais e regionais ou organizações similares de qualquer país.

Na parte da tarde (13h pelo horário de Brasília),  foi realizada a 1ª Assembleia Geral do grupo, com análise e discussão da proposta de regramento interno e da eleição do Comitê de Direção. A prefeitura foi representada pelo secretário Cassio Trogildo e o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos. Serão realizadas assembleias ordinárias anuais e diversos eventos em cada uma das cidades- membros.

Participaram da abertura, por ordem de pronunciamento, as seguintes representações:

- Panamá/Panamá - Maximiliano Bedoya, diretor de Participação Cidadã e Transparência;

- Equador/Quito - Ximena Villafuerte, secretária-geral de Coordenação Territorial e Participação Cidadã;

- Colômbia/Bogotá - Alexander Reina Otero, diretor do  IDPAC (Instituto Distrital de Participação e Ação Comum);

- Andorra/Andorra La Vella - Meritxell López Guitart, conselheira de Desenvolvimento Estratégico e Comercial  e de Projetos Participativos;   

- Porto Alegre  - Cassio Trogildo, secretário de Governança Local e Coordenação Política;

- Uruguai/Montevidéu - Federico Graña, diretor da Divisão e Assessoria de Desenvolvimento Municipal e Participação;

- Argentina/Buenos Aires - Manuela Maunier, diretora-geral de Participação Cidadã e  Proximidade;

- Peru/Lima - Jorge Muñoz Wells, prefeito de Lima.

  

 

Indaiá Dillenburg

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes