Porto Alegre amplia participação na Rede Mercocidades

12/12/2024 16:36
Divulgação / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Município é representado pela representada pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política

Porto Alegre assumiu a subcoordenação da nova Unidade Temática de Mercocidades sobre Políticas Alimentares Urbanas. Junto com Belo Horizonte (MG), a capital gaúcha atuará no grupo coordenado pela cidade argentina de Rosário, debatendo ações promovidas no âmbito da aliança de trabalho com o Pacto de Milão. A nova unidade foi criada durante a 29ª Cúpula da Rede Mercocidades, realizada na cidade argentina de Esteban Echeverría, na última semana.

A capital gaúcha segue na subcoordenação da temática de Autonomia, Gestão e Participação, onde já atua desde 2023, que é coordenada pela cidade argentina de Ayacucho. Porto Alegre é representada na rede pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), por meio da Coordenação de Resiliência e Redes. No total, são mais de 80 cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela que compõem as Mercocidades, abrangendo uma população de mais de 120 milhões de pessoas.

O secretário da SMGOV, Cassio Trogildo, participou do evento, integrando reuniões dos Conselhos e o painel sobre Redes da Política Alimentar, apresentando o projeto de implementação das hortas comunitárias agroflorestais e demais ações para o desenvolvimento sustentável da cidade. “O projeto das hortas comunitárias agroflorestais integra o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável que prioriza ações sustentáveis na produção e distribuição de alimentos, visando a mitigar a emissão de gases de efeito estufa, considerando o Pacto de Milão, do qual Porto Alegre é signatária”, destacou.

No encontro, foi apresentada ainda, a perspectiva de redes da política alimentar e a importância de que a pauta seja trabalhada de forma integrada entre diversos atores, pela coordenadora de Redes da SMGOV, Olívia Monteiro.

Ao final do evento, as Mercocidades presentes se comprometeram em aprofundar as suas ações para combater a fome e a pobreza, para continuar a construir políticas inclusivas de gênero, diversidade, cuidados e migração. No encontro, o prefeito de Esteban Echeverría (ARG), Fernando Gray, assumiu a presidência da Rede, que exercerá por um ano.

Mercocidades - Porto Alegre integra a Rede Mercocidades desde a sua fundação em 1995. A organização é uma rede de municípios de países que participam do Mercado Comum do Sul. Este grupo de cidades tem como objetivo a sua integração regional e o estímulo ao desenvolvimento e cooperação entre si. Além da capital gaúcha, outras sete cidades brasileiras atuam na rede: Bagé (RS), Belo Horizonte, (MG) Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Salvador (BA), Santana de Parnaíba (SP) e São Leopoldo (RS).

  

Adriana Corrêa

Gilmar Martins