Orçamento Participativo inicia as comemorações dos 35 anos

27/03/2024 11:31
Cesar Lopes / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Reunião também avaliou andamento de demandas do OP

No dia do aniversário de 252 anos de Porto Alegre, na terça-feira, 26, o Conselho do Orçamento Participativo (OP) realizou a primeira reunião do ano, no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela. Os conselheiros do OP trataram das demandas para 2024 e da indicação dos representantes para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), biênio 2024/2025. O destaque da pauta foi o início da organização para as comemorações dos 35 anos da entidade.

“É bem significativo o Conselho do OP estar reunido no dia do aniversário dos 252 anos de Porto Alegre. O OP é um instrumento histórico de participação cidadã da nossa cidade. Parabéns a todos os conselheiros, que construíram essa história ao longo de 35 anos, sempre integrados à história da Capital”, destacou o diretor de Participação Cidadã da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, Lucas Vasconcellos.

Durante a reunião, o diretor apresentou a identidade visual do OP para 2024 em comemoração aos 35 anos. A representante da coordenação do COP, Kelly Ramos, sugeriu a formação de uma comissão para organização das festividades. A conselheira da Região Cristal, Jurema Barbosa Silveira, reivindicou que o logotipo seja utilizado para identificar as obras realizadas com recursos indicados pelo OP.

Vaconcellos também exibiu uma planilha informando a situação das demandas que foram eleitas nas Assembleias de 2023 para execução em 2024. São 340 demandas no total, sendo que 177 foram classificadas como viáveis e 102 inviáveis, além de 48 aguardando análise e 13 com competência negada. Serão realizadas reuniões com as secretarias da prefeitura para esclarecimentos e possíveis substituições de demandas.

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - O COP realizou ainda a homologação da indicação de seus representantes no CMDUA, que integram a temática Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental. São eles: conselheiro titular, Emerson Gonçalves dos Santos, primeiro suplente, Renan da Silva, e segunda suplente, Jorgina Ribeiro Machado.

OP - A Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) é responsável pela articulação com o Orçamento Participativo (OP) e também a Coordenação das subprefeituras nas 17 regiões da cidade.

 

 

  

 

Adriana Corrêa

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes