Mobilidade urbana e saneamento são destaque no Fórum de Serviços do Partenon

10/08/2021 14:28

Mobilidade urbana e saneamento básico foram os temas de destaque do Fórum de Serviços da Região Partenon, realizado segunda-feira, 9, no formato on-line. A representante da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Maria Cristina Molina Ladeira, respondeu questões sobre sinalização e solicitações de mudanças de rota em vias, entre outras. “Agendaremos visitas técnicas para identificar os problemas, com a participação das lideranças da região”, avisou. 

Problemas de esgoto dentro das casas, bocas de lobo entupidas também fizeram parte das manifestações da comunidade. O morador do bairro Intercap, Marco Peruzzo, disse que um problema recorrente de esgoto pluvial nas imediações da Praça Clio Fiori Druck, em função de uma invasão, passou a ser também uma questão de esgoto cloacal. Peruzzo foi nomeado recentemente pelo prefeito Sebastião Melo prefeito da praça Clio Fiori Druck.

Em resposta, o diretor adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Darcy Nunes dos Santos informou que levará a equipe da Distrital Leste para avaliação e busca de soluções desta e de outras demandas de serviço levantadas. Dos Santos destacou a necessidade de obras de saneamento em toda cidade. “Enquanto não houver obras de macrodrenagem, resolveremos da melhor forma possível."

O secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, destacou a importância da realização dos Fóruns Regionais de Serviços nas 17 regiões do Orçamento Participativo (OP). “O diálogo do governo com os movimentos sociais norteia nossos encontros. Orientados pelas lideranças, é possível realizarmos nosso trabalho na busca de melhorias para Porto Alegre”, disse.

Os Fóruns de Serviços têm na condução dos trabalhos os conselheiros do OP das regiões. Na região Partenon, o Fórum foi conduzido pelos conselheiros titulares Juçara Bitencourt Pires e Laudi Caselani. Participaram pela SMGOV, coordenadora da realização dos Fóruns de Serviços, o Coordenador das Subprefeituras, Pingo Vilar; o secretário Executivo do Conselho do OP, Elton Fraga; a gestora da Subprefeitura Partenon Luana Coelho; e o chefe de Democracia Participativa, Alexsandro de Freitas.

A reunião teve também a participação do secretário adjunto da Segurança, Gelson Guarda; do vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto; do vice-diretor do Departamento Municipal de Habitação, Nelson Beron; de representantes das secretarias Municipais de Serviços Urbanos; de Educação; da Cultura; da Saúde; do DMLU e da EPTC. A conselheira do OP, Marília Fidel, moradora da região, também participou.

Confira as datas dos próximos Fóruns Regionais de Serviços, com início às 19h:

11/8 – Região 6 - Nordeste (on-line)

12/8 - Região 9 - Glória (presencial)

16/8 - Região 5 - Norte (on-line)

18/8 - Região 2 - Noroeste (on-line)

19/8 - Região 1 - Humaitá/Navegantes (presencial)

23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line)

25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line)

26/8 - Região 16 - Centro (on-line)

Leia também:

Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços

Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação

Comunidade da Região Eixo-Baltazar é ouvida em fórum de serviços


Demandas da comunidade do Extremo-Sul são ouvidas em fórum de serviços

Região Sul faz sua reunião virtual do fórum de serviços

Fórum de Serviços da Lomba do Pinheiro tem participação Intensa da Comunidade

Comunidade das Ilhas é ouvida em fórum de serviços

 

Indaiá Dillenburg

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes