Mais de 7 mil pessoas participam da FestPoa Rural

18/03/2024 13:39
Cesar Lopes / PMPA
FestPoa Rural
Evento faz parte das comemorações do aniversário de 252 anos de Porto Alegre

A FestPoa Rural recebeu mais de 7 mil pessoas nos nove dias de programação - de 9 a 17 de março. O destaque foi a Feira da Produção Rural, realizada no último fim de semana, que movimentou R$ 108 mil em vendas de produtos da agricultura familiar, alimentação e artesanato. Também ocorreram atividades na Zona Rural durante a semana.

Segundo o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, a FestPoa Rural cumpriu o seu objetivo de promover a produção agrícola e o turismo rural da cidade. “O evento foi idealizado para fomentar e divulgar a nossa produção primária. Muitas pessoas não sabem que temos a terceira maior zona rural entre as capitais brasileiras. Temos uma produção diversificada e com lindas propriedades preparadas para receber os porto-alegrenses e os turistas”, afirma Trogildo.

A presidente da Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais), Rosélia Araújo Vianna, ressaltou a importância da FestPoa Rural como um impulsionador do processo de sensibilização sobre a produção da região. "Estamos em fase de avaliação dos resultados e identificação das oportunidades de melhoria. Na interação com os produtores e o público visitante, registramos a vontade de novas edições e vamos trabalhar para que isso aconteça", ressalta ela.

Feira da Produção Rural - Durante três dias de feira, os visitantes conheceram o que é produzido na Zona Rural, conferindo mais de 30 expositores com produtos orgânicos e convencionais da agricultura familiar: legumes, verduras, frutas, ovos, temperos, queijos, mel, pães, bolos, pizzas, biscoitos, pastas, sucos, bebidas vegetais, cervejas, sorbet, geleias, conservas, doce de leite, entre outros.

A feira também contou com bancas de artesanato e cultura indígena, oficinas de culinária e rodas de conversa, além de áreas de entretenimento infantil, alimentação, equipamentos e insumos agropecuários e práticas sustentáveis, como placas fotovoltaicas, soluções para a gestão de resíduos e biodigestor.

Aniversário - A FestPoa Rural faz parte das comemorações do aniversário de 252 anos de Porto Alegre e contou com diversas atrações: Guri de Uruguaiana, Shana Muller, Débora Madrid, Cia Atmosfera, Tributo a Tim Maia com Tonho Crocco, invernada mirim e juvenil da Fazendinha Farroupilha, e entretenimento para as crianças com a Turma do Sassaricó e o Festival de Cultura Kombina.

O evento foi idealizado e realizado pela Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais), em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Sindicato Rural de Porto Alegre, Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama) e do escritório de Porto Alegre da Emater-RS.

 

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes