Inspeção municipal de produtos de origem animal é integrada ao sistema federal
O Serviço de Inspeção Municipal de Porto Alegre (SIMPOA) foi integrado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, homologou a medida nesta semana, com a publicação da Portaria SDA/MAPA Nº 1.233 no Diário Oficial da União.
Com a inclusão ao SISBI-POA do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), os produtores com registro no SIMPOA poderão obter uma certificação para comercializar nacionalmente a sua produção.
Conforme o secretário de Governança, Cassio Trogildo, a adesão irá fomentar o desenvolvimento rural. “Com essa validação do Ministério da Agricultura, mediante a certificação do SIMPOA, o mercado se abre para além da Capital e isso vai gerar fomento em cadeia. Os produtores poderão vender mais, então, vão precisar produzir mais, gerando emprego e renda”, destaca.
O SIMPOA certifica os produtos com a devida qualidade higiênico-sanitária, ao mesmo tempo em que incentiva os produtores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários, tanto da área urbana quanto da Zona Rural, valorizando o produto final, ampliando os limites de comercialização, além de garantir produtos de qualidade ao consumidor.
SIMPOA – O serviço funciona no Centro Agrícola Demonstrativo (CAD-SMGOV) e é um dos órgãos responsáveis por garantir a segurança dos alimentos e tem como principal objetivo assegurar a inocuidade dos produtos de origem animal que são produzidos nas agroindústrias registradas em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor.
Para solicitar o registro, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 3289-4813 ou pelo e-mail simpoa@portoalegre.rs.gov.br . O Centro Agrícola Demonstrativo (CAD-SMGOV) fica na Estrada Bérico José Bernardes, 2939. Clique aqui para saber mais.
Cristiano Vieira