Habitação é prioridade de investimentos na Região Partenon

11/08/2023 09:18
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo lembrou que o diálogo com as comunidades é essencial para buscar soluções

Na Assembleia do Orçamento Participativo (OP) 2023 da Região Partenon, realizada na noite de quinta-feira, 10, no Ginásio da Academia de Polícia Militar, os participantes elegeram habitação como prioridade de investimentos para 2024, seguida de saneamento básico (rede de água e esgoto cloacal), pavimentação e cultura. A região é composta pelos bairros Coronel Aparício Borges, Partenon, Santo Antônio, São José e Vila João Pessoa.

“O OP é um espaço para ouvir a comunidade e balizar as nossas decisões. Já realizamos avanços aqui, a exemplo da instalação de reservatórios de água, mas o trabalho não pode parar. É dialogando que seguimos construindo soluções” - Prefeito Sebastião Melo.

Os inscritos destacaram, além de saneamento básico, questões relacionadas à regularização fundiária, cultura, escolas de educação infantil com necessidade inclusão, saúde e podas de árvores. Moradora do Morro da Cruz, Elenira Martins falou sobre a alguns órgãos como os Departamentos Municipais de Limpeza Urbana (Dmlu) e de Água e Esgotos (Dmae). “Nos altos do Morro da Cruz, não tinha água por mais de 30 anos.”, comentou.   

“Melhoramos o abastecimento de água no Morro da Cruz com um investimento de cerca de R$ 2,6 milhões, além de trabalhos na área de drenagem e no abastecimento para toda a região do Orçamento Participativo, mas seguimos à disposição da comunidade para melhorar a qualidade de vida de todos”, complementou o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss. 

Em reposta aos questionamentos acerca da educação, o secretário José Paulo da Rosa destacou providências a serem tomadas. “Estamos trabalhando para fortalecer a educação especial, proporcionando mais profissionais para atender as crianças com deficiência. Queremos estender esse suporte para as escolas conveniadas, que fazem um excelente trabalho e merecem nossa atenção e carinho”, relatou o titular da Secretaria Municipal de Educação.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, anunciou a construção de novas Unidades de Saúde Santo Alfredo e Maria da Conceição, além de reformas e ampliação de outras unidades da região. A comunidade do Partenon, assim como de outras regiões de Porto Alegre, reivindica mais agilidade no agendamento de consultas especializadas. “Vamos lançar um programa de aceleração de filas, no qual iremos aumentar a oferta de serviços para reduzir o tempo de espera nos atendimentos de especialistas para não sobrecarregar.”

Conselheiros – Os participantes elegeram, por aclamação, a única chapa inscrita para representar a região no Conselho do OP (COP): Marilia Alves Fidell e Elenira Rejane Martins Pereira, como primeira e segunda titulares, respectivamente, e Paulo Daniel Corrêa de Matos, para primeiro suplente, seguido de Luiz Carlos Rosa Barroso, segundo suplente.

A plenária registrou um aumento de 83,2% no credenciamento em relação ao ano passado, contabilizando 735 inscritos e teve transmissão ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube.

Neste sábado, 12, será a vez da assembleia da Região Lomba do Pinheiro, na Escola Municipal de Educação Infantil Heitor Villa Lobos (avenida Santo Dias da Silva, 460), bairro Lomba do Pinheiro, a partir das 15h.

Acesse aqui o calendário das Assembleias do OP.

Leia mais:

Região Norte prioriza saneamento básico para investimentos em 2024
Restinga registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Comunidade do Cristal participa da assembleia do OP
Residencial Barcelona será construído com recursos da venda de imóvel municipal
Região Cruzeiro destaca conquistas do Orçamento Participativo
Assembleia do Extremo-Sul elege saneamento básico como prioridade de investimentos
Comunidade das Ilhas participa da assembleia do OP
Assembleia da Região Noroeste registra 373 inscritos
Região Nordeste registra maior participação em assembleias do OP deste ano
Assembleia da Região Sul do Orçamento Participativo registra 616 credenciamentos
Assembleias regionais do OP começam pela Região Centro
Realizada a última das seis assembleias temáticas do Orçamento Participativo
OP 2023: Temática Cultura e Juventude registra 356 inscritos
Temática saúde e assistência social tem disputa de chapas para conselho do OP
Participantes da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana elegem prioridades
Desenvolvimento, tributação, turismo e trabalho são temas de assembleia do OP
Assembleias do OP começam com a temática de Educação, Esporte e Lazer

 

 

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes