Governança vai apoiar ações do Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre

18/07/2023 17:12
Cesar Lopes / PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Secretário Cassio Trogildo (C) relatou as atividades da pasta que estão em desenvolvimento para o setor

Nesta terça-feira, 18, o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, recebeu o Fórum Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre (FauPoa). O grupo entregou um ofício, informando o lançamento oficial da entidade e manifestou a necessidade de apoio da secretaria, que é a pasta responsável pela produção primária no município.

O secretário de Governança relatou as atividades que estão em curso nesta área. “Ainda estamos com ações de atendimento aos produtores afetados pela crise hídrica e estamos implementando a patrulha agrícola. Também trabalhamos na regulamentação das feiras ecológicas e queremos reativar o Conselho Municipal de Agricultura, para unificarmos os processos de diálogo com as pontas”, afirmou.

“Dede 2017, trabalhamos essa temática a partir da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, junto com voluntários e entidades apoiadoras. Buscamos descentralizar a produção de alimentos saudáveis, bem como a segurança alimentar das comunidades vulneráveis, na prevenção da saúde, na recuperação terapêutica, na geração de renda e na melhoria do meio ambiente”, destacou a secretária executiva do FauPoa e coordenadora da Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, Lurdes Ágata Guiconi.

Trogildo garantiu que, dentro de suas atribuições e atividades, a SMGOV apoia as iniciativas de hortas comunitárias e será parceira da entidade. Como encaminhamento, ficou definido que a primeira ação será a elaboração de um material de orientação quanto à instalação de novas hortas comunitárias. O fórum vai reunir e propor o conteúdo, para a realização junto com a Governança.

Também participaram da reunião o técnico da SMGOV, engenheiro agrônomo Mateus Moreira, e os integrantes do FauPoa: Antônio Elisandro, Flavio Burge, Alicia Ganzo, Leonardo Bohn, Letícia Uzun e Lucimar Siqueira.

  

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes