Governança promove curso de horticultura urbana e comunitária

09/12/2023 18:13
Cesar Lopes / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Prefeitos de praças de Porto Alegre estiveram entre os participantes da capacitação

Durante a sexta-feira, 8, e este sábado, 9, a Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) realizou o 1º Curso de Horticultura Urbana e Comunitária, para representantes de prefeitos de praça, professores de escolas, de centros comunitários e moradores do entorno da horta comunitária do Centro Histórico.

“Estamos incentivando a implantação de hortas comunitárias, pois são espaços de convivência, cultura, união e solidariedade. Este é o primeiro curso de muitos que esperamos realizar aqui nesta unidade demonstrativa”, diz o secretário de Governança, Cassio Trogildo.

A equipe técnica composta por engenheiros agrônomos da Unidade de Fomento Agrícola (UFA) da SMGOV ministrou orientações teóricas e instruções práticas sobre comunidade e planejamento, sistemas agroflorestais, irrigação, materiais, insumos, adubação, cobertura do solo, água, luz, vegetação, doenças, insetos, mudas, estacas, construção de canteiros e plantio.

O coordenador do curso, engenheiro Mateus Moreira, destacou o momento de aprofundamento e troca de experiências sobre o manejo da horta para um melhor aproveitamento dos espaços. “Estamos propondo cuidados com o solo que utilizam elementos naturais, como manter o solo coberto, priorizando a diversidade de plantas”, explicou.

Para a moradora do bairro Ana Lucia Serpa, que é vizinha da horta, é uma oportunidade de convivência e integração das pessoas. “A gente chega aqui, se encontra, conversa, troca experiências e ainda tem o cuidado com a terra. Estamos muito felizes”, comemorou.

A horta comunitária do Centro Histórico está instalada em uma área cedida pela Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap), contando com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) na manutenção do local e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) com fornecimento de composto e picado arbóreo.

Também ministraram o curso, o coordenador do Centro Agrícola Demontrativo (CAD/SMGOV), Roberto Kraid,  e os engenheiros agrônomos Ana Paula Levandoski, Fernanda Vieira Quadros, Guilherme de Andrade Abreu, Talia de Lima Magnabosco e Jorge Ruckert.

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes