Governança estuda sistema agrofloresta para implantação na produção primária em Porto Alegre

14/12/2022 18:16
Divulgação / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Cultivos são plantados simultaneamente mas colhidos em épocas distintas

O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, visitou, nesta quarta-feira, 14, a propriedade agrícola de Roger Vianna e Cristine Saldanha, bairro São Caetano, na região Extremo-Sul. O objetivo foi conhecer o sistema de produção agrícola Agrofloresta, também denominado Agricultura Sintrópica. Entre os benefícios, o sistema utiliza o plantio consorciado de espécies vegetais que possuem diferentes ciclos e épocas de colheita. Trogildo esteve acompanhado do diretor de Articulação Institucional, Djedah Lisboa, e dos técnicos da Unidade de Fomento Agropecuário da SMGOV, Celso Copstein e Jorge Rücker.

O sistema garante permanente cobertura do solo por folhas e caules em decomposição, pois no interior da floresta a terra nunca fica nua. Outro benefício é a poda e reciclagem constante das árvores de porte elevado.

Segundo Trogildo, a implantação de uma experiência demonstrativa e o fomento à prática serão estudados pelos técnicos da SMGOV.  “É um sistema interessante, que pode gerar mais desenvolvimento econômico, por meio de uma produção, pois permite o cultivo de diferentes espécies na mesma área. Além disso, traz benefícios ao solo e inibe a presença de predadores, aumentando a qualidade da produção”, destaca.

A prática é uma tendência no Brasil e no mundo devido à elevada produtividade que o método oferece, além da redução no gasto de adubos químicos solúveis e eliminação de pesticidas, fungicidas e herbicidas. Também há benefícios para a diminuição do aquecimento global e das mudanças climáticas.

O sistema foi desenvolvido pelo suíço Ernest Götsch em Piraí do Sul na Bahia na década de 1980. O produtor planta mais de um tipo de hortaliças numa área só, obtendo praticamente a mesma produção que se plantasse em áreas separadas. Os cultivos são plantados simultaneamente, mas colhidos em épocas distintas, diminuindo drasticamente a competição entre si e a necessidade da capina.

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes