Fórum Social Mundial da População Idosa termina com divulgação de carta

27/01/2023 16:51

A oitava edição do Fórum Social Mundial da População Idosa (FSMPI) terminou nesta sexta-feira, 27, em Porto Alegre. O evento, voltado ao envelhecimento ativo e saudável, ocorre concomitante ao Fórum Social Mundial 2023, que encerra no sábado, 28. Na solenidade de encerramento do FSMPI, realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi apresentada a Carta do 8º Fórum Social Mundial da População Idosa - 2023. Acesse aqui o documento.

Com 25 itens, a carta demonstra uma preocupação com a criação e manutenção de políticas públicas voltadas à população idosa, destacando que, no Brasil e no mundo, o total de habitantes com mais de 60 anos vem crescendo a taxas consideráveis. Outra constatação é que, apesar de existir uma ampla legislação voltada aos direitos dos idosos, há pouca aplicação na prática.

Os dois primeiros itens da carta alertam para o cumprimento integral do Estatuto da Pessoa Idosa, lei federal que completa 20 anos em 2023. Também pedem que as decisões dos Conselhos Nacionais dos Direitos da Pessoa Idosa sejam efetivamente deliberativas. E, no penúltimo item, o comitê organizador projeta ações para a realização da nona edição do Fórum, entre 22 e 26 de janeiro de 2024.

O presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre (IAFSMPOA) e membro do comitê organizador do FSMPI, Lélio Falcão, reforça a necessidade da realização anual do evento. “Nossa preocupação é propor ações efetivas para todas estas pessoas que já vivenciam a velhice e as que se aproximam dela, lembrando que, entre as pessoas com deficiência, quase 70% são pessoas idosas”, destacou Falcão.

Conferência Mundial sobre o Envelhecimento – O grupo chancelou a candidatura de Porto Alegre para sediar a Conferência Mundial Sobre o Envelhecimento. O tema foi abordado em reunião na Câmara Municipal de Porto Alegre, na terça-feira, 24, dentro da programação do FSMPI. Na ocasião, o presidente da casa legislativa, vereador Hamilton Sossmeier, entregou um documento declarando apoio à realização da conferência. “Sabendo da importância de Porto Alegre no cenário nacional e mundial, permanecemos confiantes na vinda deste importante evento para nossa cidade. Seremos parceiros na construção, divulgação e realização da conferência”, encerrou.

Indaiá Dillenburg

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes