Fórum Social Mundial da População Idosa começa nesta segunda-feira

22/01/2024 08:07

A 9ª Edição do Fórum Social Mundial da População Idosa (FSMPI) começa nesta segunda-feira, 22, e segue até 26 de janeiro em Porto Alegre, com palestrantes de organismos internacionais. As atividades se concentram na Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), mas também haverá ações em outros locais da região central da cidade. Organizado pelo Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, o evento conta com apoio institucional da prefeitura, por meio da Coordenadoria dos Direitos do Idoso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV).

A abertura cultural ocorre nesta segunda-feira, 22, às 13h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, com o Coral Vozes Plenas da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa, com apresentação das Divas da Alegria e da cantora e compositora Izabel L’Aryan, entre outras atrações. Na sequência, ocorrerá uma cerimônia ecumênica.  A partir das 16h, será realizada a solenidade de abertura oficial do evento.

Representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Mundial de Saúde (OMS), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (Undesa), Fundo de População das Nações Unidas participam, de forma híbrida (presencial e on-line), de debates sobre temas como a década do envelhecimento ativo e saudável; a cidade amiga do idoso; a Rede Nacional de Proteção e Violência contra a Pessoa Idosa (Renadi); a Economia Prateada; a prática de esportes na terceira idade, cultura, educação, segurança, mobilidade e inclusão digital, entre outros.

O evento conta ainda com apoio do governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, de Cultura; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e de Turismo, do Conselho Estadual do Idoso; do Tribunal de Contas do Estado; do Tribunal de Justiça; da Câmara Municipal por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa de Porto Alegre; e da Faculdade Factum.

Toda a programação será transmitida pela TV e Rádio ALRS e seus canais: na TV a cabo, pelo YouTube, ou pelo Facebook .

A programação completa está no site do FSMPI. Clique aqui para se inscrever no evento.

 

Adriana Corrêa

Cristiano Vieira