Fórum Social da População Idosa acontecerá de 23 a 27 de janeiro

21/01/2023 05:31

  

O 8º Fórum Social Mundial da População Idosa (FSMPI) acontecerá de 23 a 27 de janeiro e terá apoio da Prefeitura de Porto Alegre. A solenidade de abertura acontecerá às 16h do dia 23, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O evento será realizado de forma híbrida, com palestrantes de várias localidades.

Em 2012, a prefeitura instituiu como semana do Fórum Social Mundial a última semana de janeiro. Dessa forma, dois fóruns acontecerão em 2023, tendo agendas afins. Enquanto o 8º Fórum Social Mundial da População Idosa será de 23 a 27 de janeiro, o Fórum Social Mundial 2023 também começa em 23 e se encerra em 28 de janeiro.

A comissão organizadora do 8º FSMPI é composta por membros da sociedade civil e da prefeitura, por meio do Gabinete do Prefeito, Procuradoria-Geral do Município (PGM) e das secretarias municipais de Governança Local e Coordenação Política (Smgov), Desenvolvimento Social (SMDS) e Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).

Durante o evento, a sociedade civil reforçará a intenção de que a realização da Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento - AME III seja em Porto Alegre. Será também apresentada a Carta de Santiago da AME II, realizada em Madri, em 2002.

Abertura do 8º Fórum Social Mundial da População Idosa - 23 de janeiro:

13h - Abertura Cultural
Apresentações:
Invernada Mirim do CTG Carreteiros do Sul - Campus Pelotas do IFSul/Pelotas/RS
Invernada Juvenil do CTG Carreteiros do Sul - Campus Pelotas do IFSul/Pelotas/RS
Divas da Alegria - O esporte como aliado ao envelhecimento ativo e saudável Divas Olímpicas
Grupo de idosos da UCPel - Grupo de Dança Encanto Cigano e Grupo Musical Sonhos e Canções
15h - Abertura Religiosa
16h - Abertura Oficial

17h - Palestra Magna com Dr. Simone Cecchini - diretor do Centro Latino Americano e Caribenho de Demografia - CELADE - CEPAL - ONU, sediado em Santiago do Chile.

Clique aqui para inscrições e para acessar a programação completa.

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins