Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre termina neste fim de semana

21/01/2023 06:56
Cesar Lopes / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Neste ano, expectativa é de que a safra total chegue a 220 toneladas de frutas

Este é o último fim de semana da 31ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre, que acontece na Praça Nossa Senhora de Belém, bairro Belém Velho. No sábado, 21, e no domingo, 22, o público poderá visitar as bancas com frutas orgânicas e convencionais, colhidas e oferecidas diretamente pelos produtores, além de flores, artigos de artesanato e produtos coloniais.

São seis produtores dos bairros Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo, expondo uvas Niágara Branca e Rosa, Bordô e Francesa, e ameixas Rubimel, Rainha Claudia e Sanguínea. Alguns oferecem outras frutas da estação, como melão, melancia, figo e morango orgânico.

Também há bancas da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (RAMA), oferecendo seus produtos coloniais: mel, sucos, geleias, cucas e biscoitos, entre outros. O prefeito em exercício, Hamilton Sossmeier, e o secretário Cassio Trogildo, da Governança Local e Coordenação Política, visitarão o evento no sábado, às 10h.

A expectativa da colheita deste ano é de 130 toneladas de uva e 90 de ameixa, somando 220 toneladas das frutas - superando, assim, as 200 toneladas da safra de 2022. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), da Emater-RS e da Associação Comunitária do bairro Belém Velho.

Adriana Corrêa

Gilmar Martins