Etapa de Porto Alegre da Conferência das Cidades já tem inscrições abertas
A 7ª Conferência Municipal de Porto Alegre ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril e já está com as inscrições abertas ao público. O evento, que será realizado na PUCRS (avenida Ipiranga, 6681), é preparatório para as etapas estadual e nacional. A conferência é direcionada a gestores públicos municipais, movimentos sociais, setor acadêmico, entidades profissionais, sindicatos, organizações não governamentais e empresariado com atuação no desenvolvimento urbano.
Os interessados devem acessar o site Sympla e selecionar a plenária de abertura e uma temática na área de sua atuação para receber os ingressos de forma gratuita. As temáticas da Conferência de Porto Alegre serão: Regularização Fundiária, Habitação e Saneamento; Sustentabilidade Ambiental e Emergência Climática; Mobilidade Urbana; Governança Colaborativa e Participação Cidadã; Desenvolvimento Econômico, Inovação com Justiça Social.
O objetivo é mobilizar a cidade na construção de diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, com foco em participação cidadã e governança colaborativa. O evento também elege delegados e sistematiza propostas que serão encaminhadas às etapas seguintes.
A 7ª Conferência Municipal de Porto Alegre está sendo organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, juntamente com uma comissão formada por demais agentes municipais, entidades representativas da sociedade civil e universidades.
Conferência das Cidades - Convocada pelo governo federal, por meio do Ministério das Cidades, a Conferência Nacional das Cidades estabelece a obrigatoriedade da realização de etapas municipais e estaduais em todo o país. Estas etapas vão sugerir as diretrizes da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. A 6ª Conferência Nacional das Cidades deverá ocorrer em outubro e terá como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Andrea Brasil