Conselheiros do Orçamento Participativo são empossados

17/12/2022 17:30

  

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Os 80 conselheiros foram eleitos nas assembleias regionais e temáticas realizadas de 31 de outubro a 7 de dezembro

Os 80 conselheiros do Orçamento Participativo, eleitos nas assembleias regionais e temáticas realizadas de 31 de outubro a 7 de dezembro, tomaram posse na manhã deste sábado, 17, nos jardins do Centro Agrícola Demonstrativo - CAD Smgov, na Estrada Bérico Bernardes, 2939, Viamão-RS. O evento contou com a participação do prefeito Sebastião Melo, dos secretários municipais e vereadores.

O prefeito agradeceu a todos que passaram, aos que voltaram e aos que continuam engajados nesta retomada do Orçamento Participativo. 

“A vida só tem sentido se ela for comunitária. Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente. Não basta apenas ter as assembleias e a posse, os desdobramentos agora precisam vir para a vida real” - Prefeito Sebastião Melo.

As conselheiras da coordenação do COP, Adaclides Martins Leite, Kelly Ramos, Marivani Rogério e Jurema Barbosa, falaram em nome da gestão que se encerra e pela gestão que se inicia. "Todos deveriam experimentar essa ferramenta", disse Adaclides. "Nossas boas-vindas aos que estão chegando. Esse processo nos tornou lideranças", disse Kelly. As conselheiras que permanecerão na nova gestão, Marivani e Jurema, pediram celeridade na viabilização das demandas do OP. Elas destacaram que as obras e serviços não realizados em 2022 precisam ser executados em 2023. 

O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, disse que as demandas serão mantidas em 2023. Trogildo ressaltou que as cobranças fazem parte do processo e é preciso reconhecer a importância da participação popular. "A grande riqueza do OP é essa participação cidadã presente na luta pela construção da cidadania, que ao longo desses 33 anos é o balizador para a prefeitura desenvolver as ações para a cidade". O secretário disse ainda que o grande desafio para 2023 é incluir os que não podem, pelos mais variados motivos, participar.

Cassio Trogildo agradeceu ainda pelo trabalho da equipe da Smgov e dos parceiros responsáveis pelas assembleias do OP, entre eles a produtora Impacto, vencedora da licitação para realização das assembleias. 

Após a posse, os presentes receberam almoço preparado pela Banca 26 do Mercado Público e depois show musical com Rapha Madruga e Rodrigo Morales. 

Veja os conselheiros do OP Gestão 2022/23.

 

 

Indaiá Dillenburg

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes