Comunidade da Região Glória apresenta demandas no Fórum de Serviços

30/06/2022 12:47

  

Indaiá Dillenburg/SMGOV/PMPA
governança local e coordenação política
Encontros buscam integração entre o governo e comunidades

A comunidade da Região Glória do Orçamento Participativo (OP) apontou suas demandas na noite da quarta-feira, 29, durante o Fórum de Serviços, que ocorreu na subprefeitura correspondente e contou com a presença de secretários e técnicos das pastas de serviços da prefeitura. Os moradores levantaram questões relacionadas à mobilidade urbana, assistência social, limpeza urbana, saúde, habitação, água e esgotos, pavimentação, entre outras. 

Com o objetivo de agilizar o atendimento das demandas, os Fóruns Regionais de Serviço buscam a integração entre o governo, através dos responsáveis pelas áreas operacionais e subprefeitura local, com os representantes das comunidades, conselheiros e delegados do OP.

Sobre conservação permanente de vias, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, disse que o capeamento asfáltico continuará seguindo os critérios do OP. Garcia adiantou que em breve a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) vai liderar outra rodada de realização de conservação permanente de vias na cidade.

De acordo com o titular da Smgov, Cassio Trogildo, a importância da mobilização da comunidade e o conhecimento das necessidades locais são fundamentais. “Reconheço e entendo a riqueza dessa participação popular e comunitária, de quem realmente conhece o detalhe de cada beco, de cada lugar.”

Trogildo destacou que esta peculiaridade da região foi decisiva no momento de resolver onde aplicar os recursos reservados na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022. A Glória, de forma pioneira, destinou seu recurso no orçamento em uma única demanda para construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). 

A delegada do OP, Lucia Castêncio, agradeceu pelas emendas impositivas de vereadores destinadas a atender demandas de saúde da região, com recursos para as unidades de saúde 1º de Maio e Glória.

Presenças - Participaram também o secretário-adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, o vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cristiano Roratto, o diretor-adjunto do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Lucky Vieira, representantes das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura (Smoi), da Saúde (SMS), do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

A conselheira titular da Região Glória, Sirley Vargas, coordenou os trabalhos da mesa. Participaram também o diretor de Participação Cidadã em exercício, Pingo Vilar, o secretário executivo do Conselho do OP, Elton Fraga, a chefe de Democracia Participativa Local da região, Keytty Martins da Silva, e o diretor de Articulação Institucional da Smgov, Djedah Lisboa.

 

Indaiá Dillenburg

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes