Colheita da uva é aberta oficialmente em Porto Alegre

10/01/2023 18:09
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Melo destacou o papel de facilitador da prefeitura para que os produtores sigam trabalhando e comercializando

Um ato simbólico marcou a abertura oficial da colheita da uva em Porto Alegre nesta terça-feira, 10. O evento ocorreu na propriedade do produtor Marco Antônio Balestrin, no bairro Vila Nova, e também marcou o lançamento da 31ª Festa da Uva e Ameixa, que será realizada nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro, no bairro Belém Velho. Na oportunidade, o prefeito Sebastião Melo destacou a necessidade de fortalecimento das parcerias com entidades do segmento rural, do apoio e da valorização de quem produz.

"A Zona Sul é um dos principais cartões postais da cidade e precisamos reforçar as parcerias para garantir o desenvolvimento da região. Somos muito gratos aos produtores rurais, que são gigantes e que merecem todo nosso reconhecimento e incentivo. Seremos facilitadores para que sigam trabalhando e comercializando em cada vez mais lugares da Capital" – Prefeito Sebastião Melo.

O secretário do estado de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, representando o governador Eduardo Leite, lembrou que, em seu discurso de posse, o chefe do executivo estadual destacou o desenvolvimento econômico do RS em dois pilares: a agricultura familiar e o agronegócio. “Nosso desafio atual é fomentar e incentivar a agricultura familiar no RS, sobretudo em Porto Alegre, que possui uma zona rural de 8 mil hectares e mais de 500 famílias produtoras”, afirmou Santini.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, um conjunto de fatores, incluindo o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), gera uma expectativa positiva para a colheita deste ano.  “Estimamos que sejam colhidas 130 toneladas de uva e 90 toneladas de ameixa nesta safra. A produção deve superar em dez toneladas de cada fruta o total da colheita do ano passado”, projetou.

“Minha família produz há mais de 100 anos nesta terra. Nossa expectativa é continuar produzindo e aumentando a nossa produção. Para nós, a venda direta para o consumidor final é crucial”, apontou o produtor rural Marco Antônio Balestrin.

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Festa da Uva e Ameixa será realizada nos dois próximos finais de semana

Os produtores também vão comercializar suas frutas no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público. O prefeito determinou que sejam avaliados outros locais para a instalação de pontos de comercialização na cidade.

Os eventos são realizados pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), da Emater-RS e da Associação Comunitária do bairro Belém Velho. Ao todo, a Capital tem dez produtores de uva e ameixa: seis participam da festa e dos pontos de comercialização.

Também estiveram presentes no evento o diretor de Articulação Institucional da SMGOV, Djedah Lisboa, o técnico do escritório municipal de Porto Alegre da Emater, Luís Paulo Vieira Ramos, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier, os vereadores Idenir Cecchim e Márcio Bins Ely, conselheiros do Orçamento Participativo das regiões Centro-Sul e Glória, e demais produtores rurais do entorno.

31ª Festa da Uva e Ameixa - Ocorre nos dias 14, 15, 21 e 22 de janeiro, na Praça Nossa Senhora de Belém, das 9h às 19h. Além da venda de frutas orgânicas e convencionais direto do produtor, também haverá feira de artesanato.

Largo Glênio Peres - Já está instalado um ponto de comercialização de variados tipos de uva e ameixa no centro da Capital, junto ao Mercado Público, no Largo Glênio Peres, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O ponto funcionará até o final do escoamento da safra.

 

Adriana Corrêa

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes